#TBT Santa Casa do Rio Grande:
Durante o mês de outubro, nossa instituição integrou a campanha “Outubro Rosa”, que salienta a importância da prevenção do câncer de mama.
Foram realizadas diversas atividades internas e externas, a fim de agregar conhecimento, impulsionar o autocuidado, desenvolver a autoestima e trocar experiências.
Internamente, colaboradoras e pacientes participaram de ações com voluntários e membros da Comissão de Humanização.
Nossos pacientes do setor de oncologia puderam prestigiar um café da manhã especial, uma visita dos doutores besteirologistas da Oficina da Alegria RG e um workshop de montagem de turbantes com a @gabriellynha9. Durante a ocasião, a @lavanderiadellasclean fez a doação de lenços, linhas, lãs e agulhas de tricô e crochê, destinadas para a onco.
Já as pacientes do setor de saúde mental (hospital psiquiátrico e hospital dia), tiveram rodas de conversa sobre o assunto, aulão de zumba com a @elisangelaferreiral, foram maquiadas, e tiveram seus cabelos cortados e escovados pela @ale_cruz_axos.
Nossas colaboradoras tiveram uma semana preenchida de atividades. Elas participaram de um curso de automaquiagem nível iniciante, proferido pelo @institutodomingues2 e @gislainebarao_mk e um spa de limpeza de pele da Mary Kay.
Além disso, integraram momentos de relaxamento e conexão com @ocassianoschneider, que proporcionou um curso de auto massagem terapêutica, e com a @nataliavooren, em uma meditação guiada. Ambos são do @arteyogaespaco.
Seguindo a mesma linha, as reikianas voluntárias @thais.valerio.marques e @pri.calixto, do @maktubriogrande e @pricalixto_terapias, forneceram cerca de 40 sessões de reiki.
Também puderam realçar sua beleza… tiveram à sua disposição manicures, designers de sobrancelhas e cabeleireiras voluntárias dos espaços @newtinhoesmalteria, @vanessafashionhair e @studionubialves. Também forneceram atendimento voluntário a @nailsmanulucena e a @ale_cruz_axos.
Todos os cabelos cortados pela @studionubialves foram destinados para confecção de perucas para pacientes oncológicos e entregues a @aapecan.
Por fim, elas participaram de uma roda de conversa, organizada pela psicóloga @josienearaujo, onde foi tratado sobre a importância do autocuidado na prevenção do câncer de mama, empoderamento feminino e diversidade. Conduziram a roda @line__almeida, @carol_barros77, @sibely_chaviel e @dianelisaperes.
ㅤㅤ
A Dra. @olgaespinosacamacho disponibilizou 20 consultas ginecológicas gratuitas que foram sorteadas durante as atividades, e a @emily_siebre realizou uma apresentação musical.
Durante as ações, foram disponibilizados deliciosos coquetéis, preparados pelo Serviço de Nutrição da instituição, sorteios de brindes e brechó.
〰️ Frisamos que, apesar do Outubro Rosa reforçar a mensagem, a prevenção deve ser feita o ano todo!