Na noite desta segunda-feira (3), o ato de dizer sim para doação de órgãos mudou a realidade de três pessoas que aguardavam na fila da Central de Transplantes do Rio Grande do Sul.

Equipes médicas com  profissionais das Santas Casas de Rio Grande e Porto Alegre, sob coordenação da Organização de Procura de Órgãos (OPO 5) e da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (CIHDOTT) da instituição, realizaram, no bloco cirúrgico do Hospital Geral, mais uma cirurgia de captação e doação.

O procedimento foi procedido em uma paciente feminina de 51 anos que, devido ao rompimento de um aneurisma, infelizmente, teve constatada a morte encefálica. Durante a ocasião foram captados fígado e rins, os quais foram destinados imediatamente a receptores ativos da fila de espera.

Devido a quantidade de pessoas envolvidas não serão citados nomes, mas destacamos que a união é o principal pilar de um bom trabalho. Participaram deste processo, profissionais das equipes da OPO5 e CIHDOTT (que coordenam o protocolo), equipes das Santas Casas de Rio Grande e Porto Alegre, bem como das áreas de diagnóstico, terapia intensiva (UTI), cardiologia, epidemiologia, cirurgia, acolhimento, transportes, infraestrutura, higienização, administração, alimentação, entre outros. Além disso, registra-se um agradecimento às equipes de escolta e policiamento que sempre proporcionam um trajeto seguro das equipes e dos órgãos.

Ao findar o #SetembroVerde, mês de conscientização para doação de órgãos e tecidos, ocorre uma concretização desse ato tão importante de amor ao próximo.

Se você tem interesse em ser doador, o momento de avisar sua família é agora, eles falarão por você quando for o momento.

Dizer sim a doação de órgãos é dizer sim para a vida!