No decorrer do mês de setembro outro tema importantíssimo trazido para pauta é a prevenção do suicído, lembrado no dia 10.
Neste ano, o #SetembroAmarelo, foi abraçado pela área de saúde mental da instituição, que engloba o Hospital Psiquiátrico Vicença Maria da Fontoura Lopes e o Hospital Dia.
Neles foram realizadas ações junto aos pacientes, colaboradores e rede de atendimento fortalecendo a campanha. A abordagem escolhida neste ano foi a do Recomeço.
Com os pacientes internados, foi construída uma árvore de girassóis. A planta, que é conhecida por sempre buscar a luz do sol para sua vitalidade, foi trazida ao trabalho numa perspectiva de superar os momentos difíceis e desenvolver o pensamento positivo na busca de um novo caminho, bonito e luminoso.
Eles também participaram de um momento de acolhida dos sentimentos. Nele puderam expressar as emoções e liberar sentimentos positivos através da soltura de balões, simbolizando a real atitude de recomeçar.
Além disso, tiveram acesso a um momento de bem-estar e interação social onde puderam usufruir de cortes de cabelo e música boa, bem como se deliciaram com pizzas e bolos.
Com os pacientes de passagem, que possuem atendimento no Hospital Dia, na roda de conversa motivacional, sempre realizada pelo setor, foi abordada a importância da vida e da aderência ao tratamento, com o tema “Não desista dos seus sonhos”, complementando a ideia do recomeço. Eles também puderam integrar um divertido momento de zumba.
Com os colaboradores foi elaborada a faixa “Sinta o Nosso Abraço”, a qual foi uma mensagem da área de saúde mental, para acolhimento de todos os que trabalham na instituição. A estratégia teve como intuído abordar a renovação de forças, através do gesto do “abraço”.
Também foram entregues folders, elaborados pelo setor de psicologia, com uma abordagem preventiva sobre a temática.
Por fim, com a rede de assistência psicossocial, a coordenadora de saúde mental da Santa Casa, Robini Duarte, e a psicóloga Evelin Kucharski, participaram, enquanto instituição, do I Simpósio de atenção à saúde do servidor na FURG, onde foi apresentado o hospital psiquiátrico, seu funcionamento, como é sua inserção na rede e a importância do referenciamento para internação como última linha de cuidado.