〰️ No decorrer desta segunda-feira (12) a governança da Santa Casa do Rio Grande participou de uma série de reuniões da Frente Estadual em Defesa da instituição.
Neste encontro foi desenhada uma agenda, a partir de grupos de trabalho específicos, a fim de explorar diferentes temáticas acerca do planejamento de recuperação do hospital.
O primeiro compromisso, realizado na sala de reuniões da Reitoria da Universidade Federal de Rio Grande, foi denominado GT Convênios e teve como intuito deliberar sobre o atendimento voltado aos usuários de convênios médicos e particulares.
Durante a ocasião ocorreu a contextualização dos serviços prestados à este grupo em nível municipal, bem como procedidos alinhamentos para estratégias de captação de respectivos conveniados e de articulações para o aumento do percentual de atendimentos voltados a este público. Integrou no momento, além dos componentes do grupo de trabalho, o superintendente da Unimed Litoral Sul, Luiz Spotorno.
Já a segunda reunião, também realizada no mesmo espaço, foi referente às áreas de ensino e pesquisa, serviço também oferecido pela Santa Casa. Junto ao reitor da Universidade Federal do Rio Grande e da superintendente do HU-FURG, Sandra Brandão, foi avaliada, superficialmente, as relações entre a universidade e o hospital, no que tange a área de formação/especialização/estágio.
Diante desta conversa inicial foi encaminhada uma solicitação de uma análise diagnóstica de necessidades que possam ser contempladas nesse processo de reestruturação da instituição.
Posteriormente, na sala de reuniões da OAB Subseção Rio Grande, foi precedida a agenda do GT Jurídico. Na oportunidade foram levantadas considerações sobre os problemas crônicos em relação à situação jurídica da instituição e debatido um plano de ação para revisão de contratos a fim da recuperação de recursos.
Integraram o diálogo do GT, o presidente da OAB Subseção Rio Grande, Ary Silva Júnior, e o diretor tesoureiro, Luiz Adelar Souza, o promotor de justiça José Zachia Alan, o promotor de justiça de Rio Grande, Rudimar Tonini Soares.
O encerramento das agendas se deu com o encontro do GT Político, promovido no Salão Nobre da Prefeitura de Rio Grande. No ato, foram pautadas algumas demandas junto ao Ministério da Saúde e Secretaria Estadual de Saúde (SES/RS), além dos encaminhamentos para uma marcação de uma reunião com a presidência do IPÊ/RS e, um plano pós eleições, para obtenção de recursos via emendas de bancada e outras fontes.
Estiveram presentes o Prefeito de Rio Grande, Fábio Branco, e representantes da Câmara de Vereadores, Júlio Lamin e Júlio César.
👉 Representando a Frente estiveram: o presidente da Santa Casa do Rio Grande, Renato Silveira, o vice presidente, Clóvis Klinger, o superintendente, César Paim, o presidente do Simers, Marcos Rovinski, o diretor geral, Fernando Uberti, o diretor de Interior, Luiz Alberto Grossi e o presidente do Simerg, Marco Antônio de Freitas.