Na manhã desta quarta-feira (27), a Polícia Civil, em parceria com a Santa Casa do Rio Grande, realizaram uma ação para a doação de sangue por parte dos agentes lotados nas unidades da Polícia Civil na cidade. A atividade ocorreu no Banco de Sangue do Complexo, que fica localizado no prédio do Hospital de Cardiologia.

O Banco de Sangue do Hospital Santa Casa de Rio Grande foi fundado em 2011 e recebe doação de cerca de 6 mil pessoas por ano. O sangue coletado, chega a suprir uma necessidade de 7.200 receptores. O material coletado no local, abastece os hospitais Santa Casa de Rio Grande e o Hospital Universitário.

Atualmente com 21 funcionários, o local é gerido pelo rio-grandino William Ayres, que falou sobre a importância da ação realizada: “Todo tipo de doação de sangue é bem- vinda. Seja ela em grupos ou individualmente, certamente vai ajudar muitas pessoas. Nessa época do ano a redução é de cerca de 15%, devido ao número elevado de pessoas em férias, viajando, é isso torna a ação ainda mais interessante. Nós temos um cadastro bem grande de doadores voluntários. Todas pessoas que doam, entram em um banco de dados e caso necessite nós entramos em contato. A nossa maior necessidade é de plaquetas, que auxiliam as pessoas que realizam cirurgias cardíacas e pacientes com doenças oncológicas.”

A porto-alegrense Camila Branco é escrivã de polícia e começou a doar quando ainda frequentava um grupo de jovens que promovia ações voltadas à causa. A doação tornou- se um hábito, e agora mesmo estando em Rio Grande apenas para a Operação Verão, Camila contribuiu para o Banco de Sangue da Santa Casa.

“Costumo doar rotineiramente. Sou do DEIC, em Porto Alegre, e lá realizamos diversas ações desse tipo. Acho uma iniciativa interessante, pois a instituição tem muita gente, e com a necessidade dos bancos de sangue nessa época, é importante a mobilização de virmos todos juntos” disse Camila.

O Delegado Regional de Polícia Civil, Elione Luiz Lopes, participou da ação solidária e também falou sobre a atividade: “Decidimos tornar um gesto de solidariedade que seria individual, em um gesto de um grupo como um todo. A aceitação no momento do convite foi muito grande, tanto que necessitamos fazer uma escala para que todos pudessem realizar a doação.”

Devido ao baixo de tempo de validade do sangue, as doações dos agentes da Polícia Civil serão realizadas em etapas, e devem encerrar no dia 5 de Janeiro. O Banco de Sangue do Hospital Santa Casa do Rio Grande funciona de segunda à sexta-feira das 8 às 11:30 e das 14:00 às 17:30h.