〰️ Ainda em Brasília, na quinta-feira (16), os representantes da Santa Casa do Rio Grande estiveram em reuniões com o Ministério da Saúde.
Os encontros, tiveram como objetivo a solicitação da liberação imediata de recursos de custeio para leitos clínicos de retaguarda, e foram articulados com apoio do deputado federal Alexandre Lindenmeyer.
A comitiva foi recepcionada pelo assessor parlamentar do Ministério da Saúde, Sr. Chico Anselmo e, posteriormente, foi atendida pelo secretário de Atenção Especializada em Saúde (SAES), Sr. Aristides de Oliveira, da área de orçamento do teto do bloco de financiamento de média e alta complexidade (MAC).
O recurso solicitado, que depende de liberação, representa mais de R$6,2 milhões para o custeio de 80 leitos clínicos de retaguarda da Rede de urgência e emergência (já em atividade), sendo vital para fazer frente ao custeio deficitário da porta de entrada de pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS).
Apesar do parecer favorável (NUP 25000.023903/20222-11), segue em aguardo a publicação da portaria e o repasse ao Fundo Estadual de Saúde (RS) para aditivar a contratualização do hospital.
Com o encontro positivo, existe a expectativa de que ocorra agilidade no processo.