Na manhã de sábado (24) o ambulatório SUS de oftalmologia da Santa Casa do Rio Grande, sediou o mutirão “De olho na Diabetes”.
A atividade foi mobilizada pela Clínica Visar, em parceria com o hospital, Prefeitura Municipal (através Secretaria de Município da Saúde) e Secretaria Estadual de Saúde (através da 3ª Coordenadoria Regional de Saúde) e abrangeu pacientes dos municípios da zona sul (exceto pelotas).
Ao todo, 150 pacientes foram beneficiados, tendo sido regulados por meio do Sistema Nacional de Regulação (SISREG) por intermédio das secretarias municipais de saúde.
Foram levados em consideração a especificidade de serem portadores da doença, gravidade e tempo na fila de espera por atendimento oftalmológico, a fim de diminuir possíveis agravos e comprometimentos da visão.
Estima-se que, cerca de 30% dos pacientes portadores de diabetes, possuem diabetes ocular ou retinopatia diabética. Destes, metade perdem a visão.
Em vista disso, a campanha foi realizada para chamar a atenção sobre este alto índice, através da proposta de conscientização e instrução, e acolher os pacientes portadores da doença em fila de espera do Sistema Único de Saúde (SUS).
Durante a atividade os pacientes foram triados, através de consultas oftalmológicas. Os que tiveram detectada a forma grave da doença, foram encaminhados para avaliação adicional (que inclui exames complementares, como tomografia ocular).
A partir do diagnóstico, os mesmos serão direcionados aos municípios para acessarem o tratamento no ambulatório de DMRI via regulação.
👉 ENTENDA: A proposta de realização de mutirões de triagem/atendimento oftalmológico iniciou no ano passado, com o mutirão de catarata e, assim, evoluiu para o mutirão do diabetes. A intenção é oportunizar o diagnóstico precoce e reduzir tempo de espera na fila. No caso específico da retinopatia, o tempo de tratamento antecipado pode evitar a cegueira.