〰️ Você sabia que uma das principais complicações decorrentes do tratamento do câncer de mama pode ser a criação de um linfedema no membro superior?
Ele se caracteriza pelo acúmulo de linfa (líquido que corre nos vasos linfáticos) naquela região, devido a eliminação dos canais de drenagem axilar, decorrente dos tratamentos de radioterapia e/ou cirurgia.
Para estes casos são necessários cuidados específicos no braço onde se possui o membro afetado, a fim de evitar causar ou agravar esta complicação em pacientes que ainda estão em tratamento oncológico.
Com intuito de promover uma uma melhor identificação dos pacientes, aprimorar ainda mais os cuidados clínicos referente a estes casos, bem como contribuir para uma melhor qualidade de vida para os mesmos, o grupo @lacosdeamor.rg, grande parceiro da Oncologia da Santa Casa, observou a demanda e, inspirado por um projeto de Timbó/SC, trouxe ao hospital as “pulseiras identificadoras de linfadenectomia axilar”.
Os acessórios tem como objetivo identificar o braço dos pacientes que apresentam este quadro, garantindo maior segurança nos procedimentos. Uma de suas funcionalidades, por exemplo, é evitar que os profissionais da saúde apliquem uma medicação endovenosa no local com o membro afetado.
A pulseira é de silicone, produzida em material hipoalergênico, maleável e confortável, resistente a água, atóxica e com símbolos em baixo relevo.
Todas as pacientes portadoras de câncer de mama, em tratamento oncológico (ou que realizem procedimentos) na Santa Casa do Rio Grande, e foram submetidas a linfadenectomia axilar, receberão o acessório de forma gratuita, mediante a doação do grupo Laços de Amor. Legal, né?
Interessados também podem adquiri-las por um valor representativo na Casa Rosa, sede do Grupo Laços de Amor, localizada na Rua Andrade Neves, nº 504, no centro da cidade. Além de também promover identificação de pacientes oncológicos como um todo, também ajuda o grupo a continuar desenvolvendo atividades como essa.
Aliás, ações como essa fazem toda a diferença, não é mesmo?
Gratidão ao Grupo e seus respectivos voluntários! 🤍