〰️ A Santa Casa do Rio Grande foi uma das 39 instituições selecionadas para participar do sexto ciclo do projeto nacional “Lean nas Emergências”.
Desenvolvido através do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi/SUS), do Ministério da Saúde (MS), e executado de forma colaborativa pelos hospitais A Beneficência Portuguesa de São Paulo (BP), Moinhos de Vento (HMV) e Sírio-Libanês (HSL), o programa visa aperfeiçoar a assistência dos serviços de urgência e emergência, reduzindo riscos à saúde de pacientes e profissionais e contribuindo para a redução de superlotações.
Na última semana, uma consultora do Lean esteve presente nas instalações do Pronto Socorro do hospital para coletar dados e realizar uma análise para elaboração do diagnóstico operacional e plano de ação.
O próximo passo será a capacitação de oito (8) profissionais da instituição, que atuam nesta linha assistencial. Eles irão até São Paulo (SP), nos dias 25 e 26 de maio, e receberão o feedback do diagnóstico operacional e as instruções para execução do plano de ação, bem como a gestão de indicadores, através do treinamento com uma equipe do Hospital Sírio Libanês.
Os profissionais que irão participar desta etapa serão: Dra. Clarissa Corrêa, gestora das áreas de paciente externo e oncológico, Enfª. Joice Farias, gestora adjunta da área de paciente externo, Enfª. Aretuza Pinto, gestora adjunta da área de paciente cirúrgico, Enfª. Daiane Polis, coordenadora do Pronto Socorro Geral, Enfª. Rita Souza, coordenadora da Emergência do Hospital de Cardiologia e Oncologia, Enfº. Leandro Gomes, gerente de enfermagem, Dr. Wagner Pedrotti, cirurgião emergencista, e Cristine Moraes, supervisora administrativa.
*As despesas da viagem são cobertas pelo projeto, não tendo custo algum para a instituição.
Ao longo dos próximos seis (6) meses, a equipe do projeto Lean irá acompanhar e auxiliar os profissionais na implementação das melhorias. Serão realizadas visitas presenciais de forma quinzenal e monitoramento à distância.
“Dos mais de 800 hospitais inscritos, a nossa Santa Casa foi escolhida para receber esta importante capacitação e consultoria, de forma gratuita. Isso contribuirá significativamente neste processo de reestruturação que estamos passando. São profissionais extremamente capacitados, com uma visão macro assistencial e de ponta, que irão instruir nossos colaboradores com a intenção de aperfeiçoar as emergências, isso será um grande avanço. Este é um importante passo que a instituição irá dar para a garantia de uma maior qualidade nos serviços prestados”, comenta o superintendente, César Paim.