Nesta terça-feira (19/1), aconteceu, no auditório do Hospital de Cardiologia, o I Seminário de Saúde Mental da Santa Casa do Rio Grande, alusivo ao Janeiro Branco, mês de conscientização sobre a Saúde Mental.

Promovido pela Comissão de Humanização da instituição, o evento contou com diversas atividades e rodas de conversa que abordaram o assunto de forma simples e  multiprofissional, abrangendo desde os cuidados pessoais aos dispositivos de atendimento da rede.

O evento aconteceu em formato presencial e online, sendo ofertado para colaboradores da instituição e profissionais da saúde externos. Esta foi a primeira ação de um extenso calendário de atividades programado pela comissão.

Ao todo, foram realizadas quatro (4) rodas de conversa e duas (2) dinâmicas.

As rodas abordaram as seguintes temáticas: “Redes de acesso em Saúde Mental no município de Rio Grande”, apresentada pelo assistente social, Ataulfo Figueiredo, “Efeitos psicológicos pós-covid”, pela psicóloga, Michele Dorneles, “Síndrome de Burnout – O que é, sintomas e causas”, pelo médico psiquiatra, Dr. Márcio Silveira e “Projeto de leitos de saúde mental em hospital geral”, pela assistente social, Robini Duarte.

Já as dinâmicas buscaram promover o autocuidado, através de uma série de alongamentos e momentos de meditação, guiados pela fisioterapeuta Annelize Matias, e o desenvolvimento emocional e senso de equipe, através de uma atividade de desenho, com a psicóloga Fátima Gomes.

A Dra. Sabrina Corrêa, gestora da área de paciente externo, representando a governança e diretoria médica da instituição, também esteve presente e proferiu algumas palavras sobre a importância do evento e dos cuidados com a saúde mental.

O objetivo da comissão de humanização é organizar ações em momentos de sensibilização e com temas pertinentes para a transformação do atendimento, tanto entre colegas, quanto com pacientes, regidas pela Política Nacional de Humanização (PNH).

Um ambiente conduzido pela humanização dos processos torna o desempenho da função mais leve e a assistência aos pacientes mais acolhedora.