〰️ Ocorreu, nesta segunda-feira (06), o primeiro Simpósio da Comissão de Pele do Complexo Hospitalar Santa Casa do Rio Grande.
Durante a ocasião, colaboradores e profissionais da saúde externos (de forma presencial restrita e online), puderam prestigiar um dia de palestras voltadas à prevenção e tratamento de lesões de pele.
Ao todo, foram realizadas sete (7) palestras que trataram sobre a atuação da equipe frente aos pacientes queimados, da nutrição e fisioterapia como aliadas na assistência, da relevância da enfermagem na prevenção e tratamento de feridas, do valor de uma Comissão de Pele no ambiente hospitalar e da união da equipe multidisciplinar, das coberturas disponíveis para curativos na instituição e do serviço de estomaterapia do HU-FURG/Ebserh.
A atividade foi realizada no auditório do Hospital Geral e via link online. Esta foi a primeira ação da Comissão de Pele da instituição, que está em processo de estruturação, a fim de promover um atendimento completo e humanizado com o paciente queimado, desde o atendimento da porta de entrada da instituição até o encaminhamento para unidade especializada.
O Complexo Hospitalar Santa Casa do Rio Grande possui um Centro de Referência de Queimados que fornece assistência para pacientes de toda metade Sul do Rio Grande do Sul, desde 2010.
O Centro oferece suporte completo (desde a fase inicial à recuperação) em formato humanizado a pacientes queimados, sendo único e indispensável para os atendimentos da região Sul.
Ao todo, no RS, apenas a Santa Casa do Rio Grande e os hospitais de Pronto Socorro e Cristo Redentor (em Porto Alegre) possuem habilitação como serviço assistencial de queimados.
🎤 Palestraram na ocasião a Diretoria Assistencial do Complexo Hospitalar Santa Casa do Rio Grande, Enfª Luciana Feldens, a Médica responsável pelo Centro de Queimados da instituição, Dra. Larissa Nascimento, a enfermeira coordenadora do Centro de Queimados, Enfª Laís Mesquita, as farmacêuticas Aline Freitas e Ingrid Heinen, a Enfª Mirélli Bernadini, a fisioterapeuta, Denise Godinho, a acadêmica de nutrição, Kamila Coelho e a Dra. Enfa. Edaiane Barros.