〰️ O Complexo Hospitalar Santa Casa do Rio Grande, a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (CIPA), com apoio do setor de Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT) realizou, de 08 a 12 de novembro, a Semana Interna de Prevenção ao Acidente de Trabalho (SIPAT) 2021.
ㅤㅤ
Neste ano, a programação foi realizada no auditório do Hospital de Cardiologia e integrou equipes de unidades de todo o complexo (Hospital Geral, Hospital de Cardiologia e Oncologia e Hospital Psiquiátrico).
ㅤㅤ
Foram realizadas diversas atividades e palestras voltadas a qualidade e segurança nos serviços prestados pela instituição, prática da humanização, motivação de equipes, saúde, entre outros. Também ocorreu momentos de descontração com direito a coffe break e sorteio de brindes.
ㅤㅤ
A intenção foi viabilizar um espaço para instruir os colaboradores e integrá-los, a fim de, através dessa troca de experiências, traçar estratégias para um melhor ambiente de trabalho, por conseguinte, aprimorando o atendimento à assistência dos pacientes.
ㅤㅤ
👉 Foram realizadas as seguintes palestras:
▫️ “Santa Casa do Futuro”, com o superintendente da instituição, César Paim;
▫️ “Inteligência emocional: como vivenciar mudanças, situações de estresse e ambiente de trabalho saudável”, com o líder do setor de Desenvolvimento Humano e Organizacional, Sr. Jorge Alberto Nobre;
▫️ “Lesões por Esforços Repetitivos (LER) e Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (DORT)” com a fisioterapeuta líder, Denise Godinho;
▫️ “Conhecendo e desmistificando o Raio-X”, com o físico médico, Altair Delfino da Rocha Faes;
▫️ “Direção defensiva e Ostensiva”, com Cleiton Duarte Silveira do SEST SENAT;
▫️ “Boas Práticas em Higienização Hospitalar: Prevenção de Infecção Hospitalar”, com o químico industrial e diretor Comercial/AGISUL/INDEBA – Químico Industrial, Jonatã Nienczewski;
▫️ “Prevenção a Acidentes de Trabalho”, com a engenheira líder do setor de Segurança do Trabalho, Aline Maciel;
▫️ “Humanização/Acreditação: Qualidade e Segurança na Assistência” com a diretora assistencial, Luciana Feldens;
▫️ “Palestra Motivacional e Dinâmica”,com o líder do setor de Captação de Recursos, Eduardo Gazolla.
⛑ A SIPAT é uma atividade anual, de característica obrigatória, desenvolvida por todas as Comissões Internas de Prevenção de Acidentes do Trabalho e tem como objetivo orientar e promover a prevenção de acidentes, segurança e saúde no ambiente de trabalho.