Nesta quinta-feira, 4, a equipe da Organização de Procura de Órgãos (OPO 5) e da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (CIHDOTT) do Complexo Hospitalar Santa Casa do Rio Grande, participaram de uma cirurgia de captação e doação de órgãos no Hospital São Francisco de Paula, em Pelotas.
O procedimento, realizado em um paciente masculino de 59 anos que teve diagnóstico de morte encefálica, foi executado junto a equipes assistenciais do hospital, da OPO 7 e equipes médicas da Santa Casa de Porto Alegre.
Foram retirados fígado, rins e córneas, os quais foram destinados a receptores ativos da fila de espera da Central de Transplantes e o Banco de Olhos de Pelotas.
〰️ A doação de órgãos é uma das maiores demonstrações de cuidado com o próximo. É conceder a chance de uma nova vida a alguém que necessita. Mesmo a grandiosidade do procedimento, a negativa familiar segue sendo um dos principais motivos da redução do mesmo.
ㅤㅤㅤ
Como resultado deste gesto, pelo menos cinco (5) pessoas foram beneficiadas. Se você tem interesse em ser doador, o momento de avisar sua família é agora, eles que falarão por você quando for o momento.
ㅤㅤㅤ
Dizer sim a doação de órgãos é dizer sim para a vida.