〰️ Neste domingo, 31, a campanha do “Outubro Rosa” foi encerrada em diversas cidades do Brasil. Com o intuito de informar e promover a consciência coletiva referente a importância da prevenção do câncer de mama, diversas atividades foram realizadas pela Comissão de Humanização e setor de Oncologia no Complexo Hospitalar Santa Casa do Rio Grande.
As colaboradoras da instituição, inscritas nas atividades, puderam agregar conhecimento sobre diversos assuntos relacionados ao feminino em rodas de conversa, além de se alegrarem com momentos de descontração e troca de experiências.
A primeira roda, realizada no dia 18, na biblioteca do Hospital Geral, foi composta por duas temáticas: “Direito das Mulheres” com as advogadas Tamires Rodrigues e Mabiele Pedra, e “Quando a vida dá medo” com a psicóloga Patrícia Fagundes.
Já a segunda roda, realizada na sala de Recrutamento e Seleção do Hospital Geral, no dia 22, tratou sobre beleza e autoestima feminina e foi intitulada como “Dia de Perua”. Na ocasião, ocorreu uma palestra sobre “Design de sobrancelha em henna e extensão de cílios” com a enfermeira, Iane Amorim, um brechó solidário feito com doações de colaboradoras da instituição (onde as peças eram disponibilizadas de forma gratuita), sorteio de muitos brindes e um coffe break com bolo e café.
Também ocorreu uma ação de sensibilização ao longo do dia 20, onde foram distribuídas ‘Doses de amor’ para todas as mulheres que adentraram a instituição, as quais eram mensagens motivacionais e de carinho.
Para pacientes e colaboradores do setor de oncologia, foi promovido café especial com bolo e salgadinho, e também um momento sessão de fotos com uma moldura representando o Outubro Rosa. Já para os do Hospital Dia (localizado no interior do Hospital Psiquiátrico), foi realizada uma pequena confraternização entre usuários e equipe, onde aconteceu uma roda de conversa sobre a temática do Outubro Rosa e um lanche da tarde.
Além disso, até o fim do mês, através de uma parceria com o Partage Shopping Rio Grande, uma sala denominada “sala do bem”, localizada no centro comercial, ficou disponível para arrecadação de lenços, bonés, toucas, leite, alimentos não perecíveis e gel de camomila.
ㅤㅤ
Durante as ações de roda de conversa foram sorteadas consultas (20) com a ginecologista e obstetra, Dra. Olga Camacho, um vale presente no salão de beleza “Daya Studio Hair”, um design de sobrancelhas com Iane Amorim, um ensaio fotográfico com a fotógrafa Thais Marques, entre outros brindes doados com carinho por colaboradoras da instituição.
Agradecemos imensamente a contribuição de todos os envolvidos com o evento, e ressaltamos a da Dr. Olga Camacho, a qual abriu sua agenda para 20 consultas gratuitas para colaboradoras da instituição.
ㅤㅤ
Frisamos que, apesar do Outubro Rosa reforçar a mensagem, a prevenção deve ser feita o ano todo. Mulher, fique atenta aos sinais do seu corpo. Mais que um toque, um ato de amor próprio.
ㅤㅤ⠀⠀