〰️ Nesta sexta-feira, 29, foi dada a largada no mutirão de consultas oftalmológicas e cirurgias de cataratas para pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) em lista de espera desde 2017.

A ação, organizada e executada em menos de vinte dias, é uma parceria entre Secretaria Estadual da Saúde (SES), Secretaria de Município da Saúde (SMS), Complexo Hospitalar Santa Casa do Rio Grande e Oftalmopampa, que visa zerar os procedimentos cirúrgicos de catarara para os pacientes de 2017, 2018 e 2019 até o fim deste ano.

Os pacientes, previamente convocados pela Secretaria de Município da Saúde, conforme ordem, são encaminhados até o ambulatório do Hospital Geral da Santa Casa do Rio Grande e passam por uma série de avaliações pré-operatórias (exames oftalmológicos, de sangue e avaliação médica) e já saem com a cirurgia marcada.

Ao todo, serão realizadas 640 consultas, 5.200 exames e 320 cirurgias até o mês de dezembro deste ano. Em Rio Grande, cerca de 1,2 mil pessoas estão diagnosticadas com catarata, além destas, aproximadamente 4 mil aguardam por consultas.

Até o momento estão agendados os dias de mutirão até 15 de novembro, posteriormente, as novas datas para continuidade dos atendimentos devem ser divulgadas.

“ Estamos materializando neste momento uma ação conjunta que tem como objetivo atender a uma demanda antiga da comunidade. A reabilitação visual para pacientes que aguardam há quatro anos na lista de espera. Estamos muito felizes e agradecemos essa grande parceria com a SES, SMS e Oftalmopampa”, comenta o superintendente, César Paim. 💬