〰️ Durante o mês de setembro a Organização de Procura de Órgãos (OPO 5) e a Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT) da Santa Casa do Rio Grande, promoveram diversas ações de conscientização e incentivo a doação de órgãos e tecidos.
Com a presença especial do Vili, mascote da Aliança Brasileira pela Doação de Órgãos e Tecidos (ADOTE), as equipes da OPO5 e CIHDOTT, instruíram tanto a comunidade em geral (de forma externa) quanto os colaboradores, pacientes, familiares e acompanhantes (de forma interna), trazendo um momento de reflexão sobre a temática.
Em Pelotas, em conjunto com o projeto de extensão “Ser saudável” da Universidade Católica de Pelotas e Hemocentro, foram disponibilizados materiais informativos por meio de QR Code e orientações educativas a todos que passavam pelo Largo do Mercado.
Já em Rio Grande, o mascote andou pelos corredores da Santa Casa, instigando a comunidade interna sobre a doação e entregando materiais informativos. Quem quis se identificar como doador, para ser multiplicador da ideia, fez registros fotográficos ao lado do Vili.
Além disso, a Dra. Fernanda Almeida, médica coordenadora da OPO5, participou de uma roda de conversa sobre o assunto na Livraria Albuquerque do Praça Shopping Rio Grande e, também, junto com a vice-presidente da Associação Riograndina de Pré e Pós Transplantados, Elisângela Souza, integrou uma sessão na Câmara Municipal de Vereadores visando contribuir na conscientização dos parlamentares e de toda comunidade que assiste a TV aberta da câmara.
Apesar da finalização oficial do intitulado “Setembro Verde”, as ações devem se estender ao longo do mês de outubro. A ideia é tornar este processo de conscientização permanente, tendo em vista que a lista de espera dos transplantes segue em crescimento.
💚 Construa um novo amanhã para quem necessita, diga sim a doação de órgãos, diga sim à vida. Se for seu desejo, não esqueça, avise sua família!