〰️ Você já imaginou a grandiosidade de ressignificar a morte de um ente querido concedendo a chance de uma nova vida a alguém que necessita? É no gesto nobre de dizer um SIM que consiste o protocolo de captação e doação de órgãos.

Na tarde desta quarta-feira, 4, o Complexo Hospitalar Santa Casa do Rio Grande, por meio Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (CIHDOTT) e da Organização de Procura de Órgãos (OPO 5 e 7), em parceria com equipes médicas da Santa Casa de Porto Alegre, executou mais uma cirurgia de captação e doação.

ㅤㅤ
O procedimento aconteceu no Centro Cirúrgico do Hospital Geral e foi realizado em um paciente de 17 anos que teve diagnóstico de morte encefálica. Foram retirados fígado, rins e pulmão – órgão que há cerca de três (3) anos não se realizava captação na instituição. Ao todo, cerca de cinco (5) potenciais receptores ativos da fila de espera da Central de Transplantes receberão os órgãos.

‍⚕️ Duas equipes médicas da Santa Casa de Porto Alegre e uma enfermeira Organização de Procura de Órgãos (7), vieram de avião da capital até o município para realizar a captação. O processo durou cerca de 2h30min devido a vitalidade dos órgãos retirados.

▫️A retirada do fígado e rins ficou sob responsabilidade do médico cirurgião Dr. Leandro Dias Cezar e dos residentes Dr. Silvio Marcio Guerra Júnior e Dr. Arthur Neubauer, já a captação do pulmão, pelo cirurgião Dr. Stephan Adamour Soder e o residente Dr. Jonas Pieniz Pereira e a anestesia pelo anestesiologista da Santa Casa do Rio Grande, Dr. Luiz Meirelles. A coordenação da sala cirúrgica e encaminhamento dos rins foi sistematizado pela enfermeira da OPO7, Gabriela Nardin.

▫️ As equipes da Santa Casa do Rio Grande contribuíram desde a abertura do protocolo de doação, realizado por parte das enfermeiras da CIHDOTT/OPO5, Joceler Silva e Juliana Pucinelli, organização e assistência cirúrgica.

▫️ Estiveram em sala as enfermeiras assistenciais Aretuza Pinto e Mariângela Perin, as técnicas de enfermagem circulantes Duany Iung e Daiane Aguiar e o técnico Thiago Farias, responsável pela mesa gelada. Em mesa estavam os residentes Dr. Matheus Braia e Dr. Edelson Albernaz, o instrumentador cirúrgico Pablo Rafael Pereira e as internas Aline Bulhões e Paloma Guimarães.

| Salientamos os nomes destes grandes profissionais por que, através de sua sintonia em sala, tornaram o procedimento um sucesso. Também destacamos a importância do aceite familiar para que isso fosse possível.
ㅤㅤ
〰️ A doação de órgãos é uma das maiores demonstrações de cuidado com o próximo. Mesmo com a grandiosidade do procedimento, a negativa familiar segue sendo um dos principais motivos da redução do mesmo.
ㅤㅤ
Como resultado deste gesto, pelo menos cinco pessoas foram beneficiadas. Se você tem interesse em ser doador, o momento de avisar sua família é agora, eles falarão por você quando for o momento.

ㅤㅤㅤ
Dizer sim a doação de órgãos é dizer sim para a vida.