Desde o início da pandemia, o Complexo Hospitalar Santa Casa do Rio Grande oferece assistência clínica e intensiva para pacientes acometidos pela COVID-19, sendo referência em internações para os 22 municípios da zona Sul.
Conforme as demandas apresentadas pelo momento, foram realizados investimentos, obras estruturais, capacitações e contratações de profissionais, adequando-se sempre ao que fosse necessário, visando o bem atender da população.
Atualmente, para atendimento exclusivo de pacientes COVID-19, o complexo conta com 4 leitos de Pronto Atendimento (PS COVID) e 30 leitos de atendimento clínico (Unidade São Lucas III) situados no Hospital GeraI, e 20 leitos de tratamento intensivo distribuídos em duas Unidades de Terapia Intensiva (UTI) situadas no Hospital e Cardiologia e Oncologia.
Com intuito de organizar uma estrutura física centralizada ao atendimento destes casos e facilitando a logística de transferência dos pacientes entre as unidades, de forma ágil e segura, a partir de amanhã (17), a Unidade Clínica COVID-19 também estará localizada Hospital de Cardiologia e Oncologia, ao lado das UTIS COVID, na unidade 2.400.
Desta forma, as equipes serão realocadas e o Hospital Geral deixará de possuir uma unidade clínica de atendimento COVID-19, mantendo apenas a parte de Pronto Atendimento, localizada ao lado do Pronto Socorro Geral.
“A decisão foi tomada pensando no melhor aos pacientes. Centralizar as unidades e as equipes é algo que facilitará e melhorará a assistência de forma integrada. Hoje em dia muitos pacientes necessitam ser transferidos já entubados nas ambulância e com esse novo alocamento, eles precisarão transitar apenas em um corredor para chegar até a UTI”, comenta o presidente, Sr. Renato Silveira.
É importante reforçar que, os mesmos 30 leitos que atualmente a Unidade São Lucas III comporta, serão disponibilizados na Unidade 2.400, não haverá nenhuma diminuição.
“Tudo foi pensado e estruturado para receber os nossos pacientes COVID-19 da melhor forma. A unidade e as equipes estão prontas para essa mudança que propiciará uma melhor experiência para todos”, relata o superintendente, César Paim.