Na manhã desta quarta-feira, 20 de janeiro de 2021, no Salão Nobre do Hospital Geral do Complexo Hospitalar Santa Casa do Rio Grande, um momento histórico foi registrado: o início da campanha de vacinação e imunização contra a COVID-19.
As quatro primeiras cidadãs riograndinas a receberem a dose da vacina foram profissionais da saúde, integrantes da linha de frente, da Santa Casa do Rio Grande, Hospital Universitário Doutor Miguel Riet Corrêa Junior da Furg, vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares, Secretaria de Saúde, e uma integrante do Pensionato Pedro Bertoni, da Santa Casa do Rio Grande.
➡️ Foram elas:
▪️Veridiana da Silva Froes, 44 anos, enfermeira da Santa Casa do Rio Grande, responsável pela UTI COVID. Trabalha na instituição há 23 anos;
▪️Sra. Bronislava Loch Kisylewski, 95 anos, idosa, residente do Pensionato Pedro Bertoni, da Santa Casa do Rio Grande, há 11 anos;
▪️Sari Ayres da Rocha, 63 anos, enfermeira do HU/Ebserh atuante no Serviço de Pronto Atendimento (SPA). Trabalha na instituição há 35 anos;
▪️Andréa Valadão, 49 anos, técnica em enfermagem da Secretaria da Saúde, atuante na UBSF Querência. Trabalha junto ao município há 26 anos.
Após meses desafiadores e incertos, a população riograndina deu um grande passo em busca de dias melhores e seguros. A vacina representa muito, e graças a ciência e a pesquisa, será possível iniciar o processo de imunização dos profissionais da linha de frente e dos grupos prioritários no âmbito municipal.
O trajeto árduo percorrido foi (e permanece sendo) encarado com competência, entrega e fé, por parte de todos os profissionais envolvidos na assistência dos pacientes suspeitos e/ou confirmados da COVID-19 e a chegada da vacina torna-se um marco.
“Nesse processo da pandemia, o complexo teve que se reinventar, tornando-se referência para a zona Sul no atendimento aos pacientes COVID-19. É uma honra para a Santa Casa do Rio Grande ceder o início deste processo tão representativo para nossa linha de frente e tão importante para a sociedade riograndina. Nossos profissionais foram incansáveis durante todos esses meses, reconhecemos os esforços de cada um e agradecemos imensamente”, comenta a direção/administração.
A vacinação dos profissionais da Santa Casa do Rio Grande tem início nesta quarta-feira. Com este primeiro lote serão vacinados os profissionais atuantes nas áreas COVID-19 (Pronto Socorro, enfermaria e UTI’s). A partir da chegada de novas doses, um novo cronograma será exposto.
“Cabe ressaltar que, a chegada da vacina não representa o fim da pandemia. Ainda há um caminho longo. Devemos continuar nos cuidando, respeitando todos os protocolos de higiene e segurança, para que o mais breve possível tudo isso acabe”, finaliza a direção/administração.