A equipe médica e assistencial da especialidade Vascular e Endovascular do Complexo Hospitalar Santa Casa do Rio Grande, chefiada pelo Dr. Leandro Luiz Londero, foi responsável pela primeira angioplastia com uso do contraste de Dióxido de Carbono (CO2) em Rio Grande.
O método, costumeiramente realizados em grandes centros cirúrgicos, viabiliza a substituição/minimização do uso do contraste iodado, tornando-se um procedimento minimamente invasivo com menores riscos pós-operatórios e gerando diminuição no tempo de internação.
No quadro abordado no Centro Cirúrgico do Hospital de Cardiologia e Oncologia, o método foi executado no tratamento de uma estenose (estreitamento) severa de artéria renal em um paciente portador de um único rim.
Tendo em vista as especificidades do paciente (insuficiência renal crônica avançada, hipertensão arterial sistêmica severa e histórico de cardiopatia), o procedimento foi escolhido como uma forma estratégica e humanizada de preservar a função renal do mesmo.
Ao evitar o uso do contraste iodado, o cirurgião vascular/endovascular, Dr. Londero, juntamente com o anestesista Dr. Fábio Thormann e equipe de enfermagem e radiologia, propiciaram um menor risco de realização de hemodiálise, bem como, permitiu com que o paciente estivesse sob anestesia local, associada a sedação, o que torna-se benéfico para uma melhor recuperação.
Vale ressaltar que, apenas devido a modernização da unidade, associado a um arco cirúrgico avançado e uma equipe qualificada, oportunizou-se a realização desse tipo de procedimento na cidade do Rio Grande.
“O contraste iodado é o padrão ouro ao realizar procedimentos endovasculares, todavia, o gás carbônico (CO2), não apresenta riscos de reações alérgicas nem de nefrotoxicidade (danos ao rim), logo é uma possibilidade para doentes com insuficiência renal crônica. Nossa equipe está extremamente feliz em poder realizar um procedimento deste porte em nosso município, possibilitando novas oportunidades de tratamento a população”, pontua Dr. Londero.