O Complexo Hospitalar Santa Casa do Rio Grande, através do setor de Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT), realizou, de 16 a 20 de novembro, a XX Semana Interna de Prevenção ao Acidente de Trabalho (SIPAT) 2020.
Devido a pandemia da COVID-19, neste ano, a programação foi realizada in loco pelos integrantes do SESMT nas unidades de todo o Complexo (Hospital Geral, Hospital de Cardiologia e Oncologia, Hospital Psiquiátrico e Pensionato), integrando os colaboradores em seus respectivos postos de trabalho.
Foram realizadas atividades lúdicas e interativas a respeito da Norma Regulamentadora 32 (NR 32) que aborda tópicos referente a segurança e saúde no trabalho em serviços de saúde.
Os colaboradores retiravam papéis do interior de uma caixa destinada a perfurocortantes (meramente ilustrativa para reforçar os cuidados e restrições no manejo do material) e liam em voz alta as orientações para os colegas. Na sequência os profissionais do SESMT discorriam sobre o assunto.
Além do lado educativo da ação, também foram trazidas frases motivacionais e sorteio de brindes, promovendo uma troca de experiência entre todos os envolvidos. A intenção foi viabilizar um espaço para enxergar as demandas sob a ótica do colaborador, traçando estratégias para um melhor ambiente de trabalho, por conseguinte, aprimorando o atendimento a assistência dos pacientes.
A SIPAT é uma atividade anual, de característica obrigatória, desenvolvida por todas as Comissões Internas de Prevenção de Acidentes do Trabalho e tem como objetivo orientar e promover a prevenção de acidentes, segurança e saúde no ambiente de trabalho.