O mês de dezembro inicia trazendo à tona a celebração do Dia Mundial de Combate à Aids, doença causada pelo vírus HIV.
Segundo o Ministério da Saúde (MS), somente no Brasil, aproximadamente 920 mil pessoas estão vivendo sob a presença do vírus. Destas, 89% tiveram diagnóstico, 77% estão em tratamento medicamentoso com antirretroviral e 94% das pessoas em tratamento não transmite o HIV por via sexual por terem atingido carga viral indetectável.
Das características dos portadores da doença, a maioria são jovens, com idades entre 25 a 39 anos, de ambos os sexos. Nesta faixa etária, 52,4% do total dos casos corresponde a pessoas do sexo masculino e 48,4% do sexo feminino.
Ainda conforme o MS, o Brasil tem registrado queda no número de casos de infecção por Aids nos últimos anos. Apesar disso, a região Sul ocupa o 2º lugar no ranking de notificações, com 68.385 casos (20,0%).
A contaminação pelo vírus pode ocorrer através do contato sexual desprotegido com uma pessoa portadora do HIV, por transfusão sanguínea ou compartilhamento de objetos perfurocortantes.
Logo, neste 1º de dezembro, diversas instituições, entidades públicas e privadas, empresas, ONGs e pessoas físicas, estão engajadas na luta pela conscientização e prevenção acerca da doença. A data, escolhida pela Organização Mundial da Saúde (OMS), é celebrada desde 1888 no Brasil.
〰 “HIV/Aids. Faça o teste. Se der positivo, inicie o tratamento” (Ministério da Saúde).
Deixe seu comentário