No último sábado, 31, a campanha do “Outubro Rosa” foi encerrada em diversas cidades do Brasil. Com o intuito de informar e promover a consciência coletiva referente a importância da prevenção do câncer de mama, diversas atividades foram realizadas no Complexo Hospitalar Santa Casa do Rio Grande.
Ao longo do mês, colaboradoras inscritas nas atividades organizadas pela Comissão de Humanização, tiveram acesso ao exame citopatológico, aferição de pressão, verificação de glicemia e triagem/encaminhamento para mamografia gratuita e/ou acessível através da Liga Feminina de Combate ao Câncer e da Secretaria da Saúde por meio da seção de Saúde da Mulher.
Além disso, propiciar momentos de relaxamento e lazer como forma de acolhimento e integração foram premissas estipuladas pela comissão. Foram dispostas sessões de reiki (por terapeutas voluntárias) – técnica japonesa que busca manter o bem-estar físico e mental através da transferência de energia – e yoga (por Surya Yoga e Bem-Estar) – prática indiana que compreende o equilíbrio entre o corpo e a mente.
O lado educativo também foi explorado através de uma palestra online sobre a importância do autocuidado, diagnóstico precoce e prevenção do câncer de mama e de colo de útero, bem como uma roda de conversa onde temas como contribuições da psicologia na luta contra o câncer de mama, empoderamento feminino, balanceamento nutricional como estratégia de prevenção e grupos de apoio a pacientes com câncer (Laços de Amor), foram trazidos a tona.
Ademais, para pacientes e colaboradores do setor de oncologia, foi promovido um evento com oficina de turbantes, palestras, vídeo sobre automaquiagem voltada a autoestima feminina e dinâmicas.
Todos os inscritos nas atividades ainda puderam participar de um sorteio final com diversos brindes, eis as ganhadoras: Rita Souza, Juliana Coelho, Viviane Sá, Tatiane Ferreira, Bianca Zanini, Luma, Suelen Machado, Rose Souza e Adriana Silva.
Registramos nosso agradecimento a Comissão de Humanização, parceiros e voluntários que contribuíram no planejamento e execução deste grande mês, em especial: Juliana Magano, Bianca Zanini, Zenaide Jardim, Joice Peralta, Raquel Martins, Manuela Vieira, Fernanda Ramires, Patrícia Fagundes, Mariana Porto, Gabriela Costa, Grupo Laços de Amor, colaboradores do setor nutrição e dietética e Café no Ponto.
Frisamos que, apesar do Outubro Rosa reforçar a mensagem, a prevenção deve ser feita o ano todo. Mulher, fique atenta aos sinais do seu corpo. Mais que um toque, um ato de amor próprio.
ㅤㅤ⠀⠀