Nesta terça-feira, 07, o Complexo Hospitalar Santa Casa do Rio Grande, por meio Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (CIHDOTT) e da Organização de Procura de Órgãos (OPO), realizou mais um procedimento de captação e doação.
A cirurgia foi realizada em uma paciente feminina de 56 anos que, em decorrência de uma hemorragia subaracnoídeo, teve diagnóstico de morte encefálica. Foram retirados fígado, rins e córneas.
Os órgãos foram destinados a receptores ativos da fila de espera da Central de Transplantes e as córneas, após a enucleação, ao Banco de Olhos do Hospital Escola da Universidade Federal de Pelotas (HE UFPel), situado no município de Pelotas.
Além da natural negativa por parte de familiares, com a pandemia, o número de doações de órgãos teve uma diminuição significativa. Segundo um levantamento Central de Transplantes, houve uma redução de 25% no número de transplantes de órgãos neste ano.
Com a captação realizada nesta semana, três pessoas tiveram a oportunidade de uma vida nova, dentre elas, uma jovem de 20 anos.
〰 Seja doador de órgãos, avise sua família. Dizer sim a doação de órgãos é dizer sim para a vida.