Hoje, 21, é o Dia Nacional de Conscientização da Pessoa com Alzheimer. Instituído em 1994 pela Organização Mundial da Saúde (OMS), faz referência a importância da orientação e conscientização sobre a doença que, segundo a Associação Brasileira de Alzheimer (ABRAz), acomete cerca de 1,2 milhões de pessoas no país, a maior parte, ainda sem diagnóstico.

O Alzheimer é uma enfermidade incurável que afeta, principalmente, pessoas idosas. Ela se apresenta como a perda progressiva das funções cognitivas (memória, linguagem, atenção e orientação), devido a perda de volume cerebral global e alterações na área do cérebro denominada hipocampo, incubido pela fixação das memórias.

Se diagnosticada em seu início, torna-se viável postergar seu avanço e ter mais domínio da administração dos sintomas, auxiliando na oferta de uma melhor qualidade de vida aos pacientes e seus respectivos familiares e amigos.

Através do Sistema Único de Saúde (SUS) são oferecidos tratamentos multidisciplinares gratuitos, bem como medicamentos que ajudam a retardar a evolução dos sintomas.

Fique atento aos sinais, procure orientação médica e faça exames regulares.

Conheça mais sobre o assunto em: https://abraz.org.br/web/

Deixe seu comentário