O Complexo Hospitalar Santa Casa do Rio Grande vem por meio deste conceder uma breve atualização sobre a situação de interdição das alas de atendimento clínico para pacientes acometidos pelo novo coronavírus.

Em 31 de julho de 2020, foi procedida uma auditoria médica in loco, pela 3ª Coordenadoria de Saúde e Vigilância Sanitária, na Unidade São Lucas III, bem como na área de triagem de pacientes com suspeita e/ou confirmação da Covid-19. No ato, foram constatadas oportunidades de melhoria em I. Fluxo organizacional; II. Estrutura física para atendimento das normas de isolamento; e III. Recursos Humanos e Logísticos.

Prontamente, a Santa Casa procedeu a esclarecimentos e respectivas melhorias solicitadas (as quais ainda não foram objeto de análise na sua íntegra), contudo, em 11 de agosto de 2020, o órgão de fiscalização, procedeu a interdição cautelar da ala de enfermaria Covid-19.

Desde já, declaramos que a direção e administração está ciente dos pontos que necessitam de melhoria e correção, as quais estão sendo implantadas e reparadas. Informando ainda que estamos trabalhando na desinterdição da unidade, bem como na melhoria dos serviços e na defesa técnica. Dentro do prazo, concedido no auto de infração, será enviada a resposta a todos os órgãos competentes, visando a garantia do atendimento aos cidadãos de Rio Grande e outros 21 municípios da Região Sul.

A direção e administração reuniu esforços para que o atendimento da entidade supra a todos os requisitos técnicos, operacionais e assistenciais, perante a comunidade e órgãos de fiscalização, trabalhando de portas abertas, sempre de modo a compreender os anseios da população, para que juntos possamos atingir o desempenho da assistência multiprofissional humanizada.

Outrossim, sequiosos de atender a demanda relacionada a pandemia, declaramos que, como diversos hospitais, não estávamos preparados para esta crise mundial, mas por meio da fiscalização e orientação dos órgãos técnicos, temos a certeza que nossos processos e procedimentos estarão melhores.

Por fim, agradecemos a todos os colaboradores, terceiros e profissionais, que diariamente, estão na linha de frente, lutando no enfrentamento desta pandemia, que vem transformando a realidade de todos nós, para que ao fim desde momento crítico, possamos nos transmutar no atendimento que Rio Grande e todos os demais municípios almejam.

Com transparência e seriedade, quaisquer atualizações serão divulgadas pelos canais oficiais do Complexo Hospitalar Santa Casa de Rio Grande.

| Direção e Administração