A história da Saúde do Brasil tem uma contribuição significativa das Santas Casas de Misericórdia que, além de promoverem o atendimento hospitalar, ofertavam auxílio aos desfavorecidos, cooperando na promoção de saúde e amor, na doença, no abandono e na morte.

Desde a criação da primeira, em 1543, na cidade de Santos/SP, essas instituições atuam incansavelmente nas premissas assistenciais e da filantropia. De forma singela, acompanharam, com muito empenho e sacrifício o desenvolvimento da medicina, permanecendo atuantes no trabalho desenvolvido.

Atualmente, cerca de 2.100 hospitais filantrópicos, permanecem perpetuando a história e garantem a assistência da população brasileira, mesmo com diversas dificuldades. O Complexo Hospitalar Santa Casa do Rio Grande faz parte disso e felicita a todas essas honrosas instituições, por todo o trabalho desempenhando e a dedicação em prol da saúde, atuando sempre com um olhar de amor ao próximo.