Na última sexta-feira, 31/07, a unidade São Lucas III, ala de enfermaria clínica destinada aos pacientes com suspeita e/ou confirmação da COVID-19, passou por uma auditoria, realizada pela Secretaria Estadual da Saúde, por meio da 3ª Coordenadoria de Saúde, a pedido do Ministério Público.

Conforme o ofício (Nº 539/2020 – 3ª CRS), que dispõe o relatório da Auditoria Médica da 3ª CRS, redigido pelo médico auditor Edgard Vernetti Ferreira, o hospital havia sido notificado a não realizar novas hospitalizações de pacientes clínicos até que fossem providenciadas as sugestões de adequação ao atendimento.

A situação foi prontamente solucionada e os apontamentos constantes no relatório de auditoria foram vistos pela Direção Geral, Direção Técnica e Administração, como oportunidades de melhoria e serviram como balizadores para a busca de um melhor atendimento ao paciente, com humanização, segurança e resolutividade.

Um ofício (Nº 227/2020), produzido e assinado pela Direção Geral, Direção Técnica e Administração da Santa Casa do Rio Grande, foi encaminhado no domingo, 02/08, a Secretária de Estado da Saúde, Exma. Sra. Arita Bergmann, em cópia à Coordenadora Regional da Saúde, Dra. Caroline Torres Hoffmann, ao Secretário de Município da Saúde do Rio Grande, Sr. Maicon de Barros Lemos e ao Secretário Executivo do Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Rio Grande do Sul, Sr. Diego Espíndola, relatando, com subsídios fotográficos, as adequações realizadas.

Novas estratégias de rotinas foram traçadas e adequações na estrutura física foram efetuadas. Nenhum paciente teve que ser realocado e o hospital obteve a autorização de prosseguir plenamente com os atendimentos, conforme o ofício (Nº 543/2020), assinado pela Coordenadora e Delegada Regional de Saúde/3ª CRS, Caroline Torres Hoffmann, na manhã desta segunda-feira, 03/08.

Aos interessados, todos os registros estão disponíveis e de livre acesso através dos link: https://bit.ly/SantaCasadoRioGrande

Salientamos que em decorrência do período de inverno – que já normalmente lota os prontos socorros dos hospitais – e no momento agravado pela pandemia do COVID-19, muitas vezes, por uma questão de responsabilidade social e humanização, o hospital se vê na obrigação de atender acima da capacidade, o que gera desconfortos e reclamações.

Atualmente, mais de 100 funcionários estão afastados, o que ocasiona dificuldades no fluxo de rotinas, porém, a tentativa de recomposição é permanente e o hospital trabalha diuturnamente para manter o quadro assistencial completo. Cabe ressaltar que este é um problema de âmbito nacional, não somente da Santa Casa do Rio Grande, e as equipes estão trabalhando, arriscando-se e dando o seu máximo para oferecer uma assistência de qualidade a todos.

Cumprindo com a finalidade da instituição como hospital referência para Rio Grande e região, a Santa Casa do Rio Grande estará sempre à disposição para melhorar, tanto do ponto de vista de recursos humanos, tecnológicos, estruturais e principalmente, assistenciais, a fim de cumprir a missão de bem atender a sociedade.

Reitera-se o compromisso de total dedicação e empenho em adaptar os setores de atendimento a COVID-19, ao que tem sido preconizado, a fim de preservar ao máximo a saúde e bem-estar dos profissionais que atuam nestes setores, bem como dispensar aos pacientes o melhor atendimento possível.

Estamos a disposição para acertar quaisquer medidas que ainda sejam necessárias bem como para passar por outras auditorias in loco.

Certos de vossa compreensão,

Direção Geral / Direção Técnica e Administração