Na noite desta sexta-feira, 24, a direção e administração do Complexo Hospitalar Santa Casa do Rio Grande, representadas pelo presidente, Bispo Dom José Mário Stroeher, vice-presidente, Pastor Ruben Adelar Bonato, diretor geral da GV Consulting Newton Gonçalves, administradores Luciano Lopes e Cláudio Pirutti e diretor técnico do Hospital de Cardiologia e Oncologia, Dr. Evandro Augusto Oss, participaram, via videoconferência, de uma reunião para dialogar sobre a participação da indústria e comércio nas articulações para o enfrentamento da pandemia da COVID-19 no município do Rio Grande.
Dentre os assuntos tratados, foi referida a entrega de 20 ventiladores pulmonares, provenientes de uma ação de sensibilização conjuntamente ao poder público e encaminhados pelo Governo do Estado, por intermédio da Secretária de Saúde, Arita Bergmann, que serão distribuídos igualmente entre os dois hospitais, ao longo da tarde deste sábado, 25.
Além disso, foi anunciada uma doação de R$400.000,00 (quatrocentos mil reais) oriunda do Estaleiro Rio Grande/Ecovix à Santa Casa do Rio Grande. A quantia será empregada no custeio dos equipamentos suplementares para a instrumentalização da nova Unidade de Terapia Intensiva (UTI) atribuída ao atendimento dos pacientes suspeitos e/ou confirmados pelo novo coronavírus, para que haja a operacionalização e disponibilização do serviço o mais breve possível.
Outros assuntos foram abordados com o intuito de compreender as necessidades e prioridades dos hospitais para que o setor produtivo seja assertivo em suas contribuições para o bom andamento dos serviços de saúde no município durante a pandemia, bem como a necessidade de cooperação mútua de equipe técnica, como enfermeiros e técnicos de enfermagem, com Parcerias Público-Privada (PPP).
Estiveram presentes o Superintendente dos Portos do Rio Grande do Sul, Fernando estima, neste ato representando a Secretária de Saúde, Arita Bergmann, gestores públicos, líderes empresariais, representantes da Universidade Federal do Rio Grande e Hospital Universitário Dr. Miguel Riet Corrêa, políticos e médicos.
“Nós agradecemos os esforços empenhados, sabemos que o cenário muda diariamente e a união de esforços para que tenhamos uma estrutura de qualidade para atendermos uma quantidade maior de pacientes que necessitem de atendimento em Unidade de Terapia Intensiva, bem como a manutenção de nossa enfermaria clínica, é essencial”, comenta a direção/administração.
________________
Por: Gislaine Rodrigues (Assessoria de comunicação – Santa Casa do Rio Grande)
Foto: Rodrigo de Aguiar