O Complexo Hospitalar Santa Casa do Rio Grande torna público o procedimento de informação do estado de saúde de pacientes hospitalizados com suspeita e/ou confirmação da COVID-19 e entrega de seus pertences.
Conforme anunciado anteriormente, a instituição optou por aderir os contatos virtuais (ligações e videochamadas) com o intuito de suprir a demanda da divulgação dos boletins médicos. Desta forma, não haverá mais o contato no saguão do Hospital Geral, e sim, exclusivamente, por ligações telefônicas, evitando aglomerações.
As ligações, serão realizadas pelo médico plantonista no período compreendido entre às 8h00min e 22h00min. Serão executadas duas tentativas de contato com o familiar, caso não sejam sucedidas, serão feitas novamente apenas no dia seguinte.
Já as videochamadas, serão efetuadas segundas, quartas e sextas, no período compreendido entre às 08h00min e 19h30min, pelas enfermeiras (os) e/ou técnicas (os) plantonistas, via aplicativo whatsapp, em frente ao leito, com pacientes que possuam comunicação efetiva (estáveis e fora da ventilação mecânica). Durante este momento, o profissional não está autorizado a repassar informações sobre o quadro clínico do paciente, propiciando um momento de interação com o familiar.
Relembrando que, no decorrer a ação, o profissional manterá um distanciamento do paciente e o aparelho será higienizado entre cada contato. Todas as normas e cuidados para prevenir a transmissão do vírus serão respeitadas, evitando a contaminação de colaboradores e outros pacientes hospitalizados na unidade.
Além disso, os pertences dos pacientes devem ser entregues em horário comercial, de segunda à sexta, das 8h00min às 17h00min, ao Serviço Social e/ou no período da noite e fins de semana, das 19h00min às 22h00min, a Supervisão de Enfermagem.
Reforçamos que somente o médico plantonista está autorizado a informar aos familiares sobre o quadro clínico do paciente. As ligações e videochamadas serão realizadas no período descrito acima.
Todas as orientações deste novo formato de comunicação serão repassadas via contato telefônico para os familiares. Os que não possuírem celular e/ ou internet serão avisados presencialmente no setor de Serviço Social o qual fará a intermediação.
Contamos com a compreensão de todos.
Atenciosamente,
Administração/Direção