Prezados,

A administração, direção e direção técnica do Complexo Hospitalar Santa Casa do Rio Grande, vem por meio deste realizar um esclarecimento oficial perante as acusações de negativa de atendimento no Pronto Socorro do Hospital Geral e na Emergência do Hospital de Cardiologia e Oncologia.

Nós, como unidade hospitalar, não negamos atendimento a qualquer cidadão. Prezar por uma assistência hospitalar para todos, é nosso dever.

Diante do cenário de pandemia, para a segurança de todos, os atendimentos são feitos por fases de triagem, entretanto, nunca são negados. Entenda:

1º: TRIAGEM COVID-19

Ao procurar o atendimento em nosso Pronto Socorro do Hospital Geral ou na Emergência do Hospital de Cardiologia e Oncologia, caso não seja um atendimento de emergência, ou seja, que há uma ameaça eminente à vida, sofrimento intenso e/ou riscos de lesões permanentes, é realizada uma triagem de COVID-19.

Os pacientes são questionados sobre síndromes gripais e caso haja uma positiva, são encaminhados para uma ala isolada para atendimento. Se possuírem os sintomas do vírus, são enquadrados como possíveis suspeitos e internados imediatamente nas unidades destinadas a COVID-19 para que seja feita a testagem.

2º: TRIAGEM POR URGÊNCIA

Não havendo sintomas gripais e do novo coronavírus, os pacientes são encaminhados para outra ala de atendimento, onde passam por uma triagem em nível de urgência. A urgência é caracterizada por um atendimento que necessita de agilidade para evitar complicações, entretanto não apresentam riscos eminentes à vida. Desta forma, os pacientes são organizados conforme a gravidade do caso: alta, média e baixa.

3º: ATENDIMENTO PARA TODOS

A triagem é realizada para organização da urgência e emergência dos hospitais, entretanto, TODOS os casos são atendidos. Não há negativa de atendimento para nenhum paciente, independente da gravidade do caso.

É com sentimento de indignação contra estes extravasos injustos, beirando a difamação e calúnia, que nos posicionamos. A área da saúde está passando por um momento difícil em nível mundial, sinalizando alerta. Mesmo com tantos percalços vemos nossos profissionais lutando diariamente para oferecer um atendimento de qualidade e uma assistência hospitalar de forma íntegra para todos.

Novamente afirmamos que o Complexo Hospitalar Santa Casa do Rio Grande, que engloba o Hospital Geral, Hospital Psiquiátrico e Hospital de Cardiologia e Oncologia, não está negando atendimentos, independentemente do cenário de pandemia. Nossas equipes possuem o dever social e estão empenhados em atender a população, seja na urgência, emergência ou atendimento hospitalar geral e específico.

Certos de vossa compreensão,

Administração / Direção / Direção Técnica.

_________________
Por: Gislaine Rodrigues (Assessoria de Comunicação – Santa Casa do Rio Grande)