Instituída em 2009 pela Organização Mundial da Saúde, a data de 05 de maio, propõe uma ação de conscientização cada vez mais considerável nos dias de hoje: a importância da higienização das mãos.
Como é de amplo conhecimento, a higiene das mãos é fundamental para a prevenção das infecções relacionadas à assistência à saúde (IRAS), sendo uma prática universal que previne e reduz infecções, promovendo a segurança de todos, sejam cidadãos em suas atividades comuns ou no ambiente hospitalar (pacientes, profissionais e demais usuários).
Esse ano, o Dia Mundial de Higienização das Mãos se torna cada vez mais necessário de ser lembrado e nos serve de alerta, tendo em vista que a propagação da COVID-19 acontece através de superfícies contaminadas (e após o contato tocar os olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas) ou contato com uma pessoa infectada.
É importante salientar que o álcool gel pode ser usado após os contatos, entretanto é primordial que as mãos sejam lavadas frequentemente com água e sabão.
Faça sua parte, ao higienizar as mãos você contribui para salvar vidas.
Por: Gislaine Rodrigues (Assessoria de Comunicação – Santa Casa do Rio Grande)