Com a ajuda de toda a comunidade, que colaborou com a Campanha Troco Amigo, das Farmácias Panvel, o Hospital Psiquiátrico do Complexo Santa Casa do Rio Grande terminou nesta semana a instalação do Plano de Prevenção Contra Incêndio nas suas dependências. As obras tiveram início devido a uma exigência do Corpo de Bombeiros e cerca de R$ 68 mil foram investidos na obtenção e colocação de detectores de fumaça, extintores, luzes de emergência e sinalizações. Parte desse valor, veio da campanha que foi realizada durante todo o ano de 2017, arrecadando fundos através da colaboração de todos os clientes das Farmácias Panvel que desejam o bem do Complexo Santa Casa do Rio Grande.

Devido à necessidade da renovação do alvará por parte do Corpo de Bombeiros, diversas exigências foram feitas a administração. Assim, no dia 27 de março as obras tiveram início, com a instalação do PPCI, a fim de dar mais segurança e tranquilidade aos pacientes, funcionários e membros do corpo clínico presentes no Hospital.

Sob a responsabilidade do setor de Segurança do Trabalho, a instalação do PPCI é considerada um grande avanço para a parte estrutural do Hospital Psiquiátrico. “Além da proteção dos funcionários e do patrimônio, visamos à proteção dos próprios pacientes. Estamos fazendo o possível para evitar que aconteçam problemas como em 2006, quando três pacientes morreram em decorrência de um incêndio. Nós lidamos com pacientes que possuem patologias diversas e fazem coisas que não podemos prever, então precisamos disso para evitar certas situações” disse Suelen Ávila, Técnica de Segurança do Trabalho do Complexo Santa Casa.

O próximo passo da administração do Complexo é promover o treinamento para os funcionários do Hospital Psiquiátrico. Essa ação é considerada fundamental para que todos compreendam a importância de saber os procedimentos que devem ser adotados em caso de alguma ocorrência.

O administrador do Complexo Santa Casa, Régis Pinto e Silva, falou da importância da instalação do PPCI: “Embora todas as dificuldades financeiras, estamos dando prioridade também às obrigações sanitárias e de segurança impostas pela legislação. Para o Hospital Psiquiátrico representa um grande ganho, uma questão de cuidado por parte da Santa Casa. Fica também um convite para a comunidade empresarial que quiser ajudar na melhoria da infraestrutura do Complexo, a fim de conservar o Plano Diretor e toda a parte predial.”

Guilherme Rajão
Assessor de Comunicação