Na última quinta-feira, 15, a Comissão de Humanização do Complexo Hospitalar Santa Casa do Rio Grande realizou um evento voltado a pacientes e colaboradores do setor de Oncologia do hospital.
A primeira atividade executada foi uma oficina de turbantes, ministrada pela oficineira voluntária, Gabriela Costa. O intuito da atividade foi, além de ensinar diversas maneiras de uso dos lenços, contribuir para o resgate da autoestima e minimizar o impacto da ausência do cabelo no processo de tratamento, demonstrando que a beleza não se encontra apenas na apresentação estética, existem outras formas de explorar a própria beleza.
O segundo momento de ações foi voltado a uma palestra proferida pelo grupo de voluntários de apoio a pacientes com câncer, Laços de Amor. Foram apresentadas as ações e propostas desenvolvidas no município de Rio Grande, oportunizando-se a conhecer um serviço de apoio à comunidade durante o processo de enfrentamento e apoio a mulher que recebe o diagnóstico da doença.
Já o terceiro, a exibição de um vídeo sobre automaquiagem com a maquiadora Mariana Porto, que abordou técnicas profissionais de preparação da pele e valorização do olhar, destacando a maquiagem como um elo de contribuição para a conquista do bem estar consigo mesma, prestigiando a imagem pessoal em um momento de luta.
Por último, para fechar com chave de ouro, a comissão propôs um momento de reflexão e transmissão de amor. Cada participante foi convidado a expressar palavras de encorajamento e fortalecimento aos pacientes que estão em tratamento em nosso hospital.
Além de transmitir e receber carinho, a ideia foi trabalhar a humanização do profissional de saúde no cuidado com o paciente, transcendendo a parte técnica e medicamentosa para uma consciência holística, visando atingir as esferas biopsicossociais dos pacientes.
ㅤ⠀
〰 Mais que um toque, um ato de amor próprio.
ㅤㅤ⠀⠀