Na tarde desta quinta-feira (02), o Complexo Hospitalar Santa Casa do Rio Grande recebeu ventiladores pulmonares e equipamentos de proteção individual (EPI’S) oriundos da Secretaria Estadual da Saúde do Rio Grande do Sul (SES RS). A destinação foi resultado de uma ação conjunta da sociedade, entidades e gestores públicos junto ao governo do Estado.
Ao todo, são 10 ventiladores pulmonares que irão complementar a instrumentalização de uma nova Unidade de Terapia Intensiva (UTI) que ficará localizada no Hospital de Cardiologia e Oncologia. Os suportes de ventilação pulmonar auxiliarão no fortalecimento da estrutura hospitalar, contribuindo no atendimento dos casos mais agudos da COVID-19.
“No momento, para a estrutura onde será disponibilizado o serviço, estamos aguardando recebimento de alguns equipamentos e fazendo a contratação de profissionais. A intenção é de que, ainda neste mês, haja a operacionalização e disponibilização”, pontua a administração.
Dos equipamentos de proteção individual (EPI’S), atribuídos a paramentação dos profissionais da linha de frente na assistência e manutenção dos casos e unidades do novo coronavírus, foram entregues 4.000 máscaras cirúrgicas, 3.500 máscaras descartáveis (PFF2), 3.000 luvas, 900 toucas, 3.800 aventais, 512 protetores faciais (face shield), 256 óculos e 14 frascos (1,7 kg) de álcool em gel 70%.
A entrega ocorreu no Salão Nobre do Hospital Geral e contou com a presença:
Representando o Complexo Hospitalar Santa Casa do Rio Grande, o presidente, Bispo Dom José Mário Stroeher, o vice-presidente, Pastor Ruben Adelar Bonato, os administradores da GV Consulting Luciano Lopes e Cláudio Pirutti, e o diretor técnico do Hospital de Cardiologia e Oncologia, Dr. Evandro Augusto Oss.
Representando o município do Rio Grande, o prefeito Alexandre Lindenmeyer e o secretário de saúde, Maicon Lemos.
Representando o Estado do Rio Grande do Sul, nas pessoas do Excelentíssimo Governador, Eduardo Leite, e a Secretária Estadual de Saúde, Arita Bergmann, o Superintendente dos Portos do Rio Grande do Sul, Fernando Estima.
E representando as entidades, sociedade e parlamentares: o Deputado Estadual Fábio Branco, o vice-presidente da Câmara do Comércio, Antônio Carlos Bacchieri, o vice-presidente e o diretor institucional da Câmara de Dirigentes Lojistas, Renato Silveira e Renato Lopes, e imprensa local.
“A Santa Casa do Rio Grande agradece o empenho de todos para que isso se tornasse realidade, em especial ao nosso Governador, Eduardo Leite e nossa Secretária de Saúde, Arita Bergmann. Estes equipamentos são de suma importância para atuação de nosso hospital tendo em vista a crescente nas confirmações dos casos no município, e a lotação de nossa Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Eles irão garantir a segurança de nossos profissionais, bem como um suporte essencial para os pacientes mais graves (suspeitos e/ou confirmados) da COVID-19. Além disso, deixa um legado em tecnologia para nosso hospital, que, posteriormente, será de grande valia para o atendimento da sociedade em geral ”, relata a direção.
Por: Gislaine Rodrigues (Assessoria de Comunicação – Santa Casa do Rio Grande)