〰️ Na manhã desta segunda-feira (06) a governança da Santa Casa do Rio Grande participou da primeira reunião da Frente Estadual em defesa da instituição.
A frente, organizada pelo Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers) juntamente com o Simerg (Sindicato Médico do Rio Grande), tem como objetivo contribuir na luta pela manutenção e fortalecimento do complexo hospitalar.
Neste primeiro encontro foi realizada a integração do grupo, apresentação dos objetivos do movimento e definida a configuração do trabalho a ser desenvolvido. Na ocasião, também foi oportunizado a exposição dos aspectos econômico-financeiros da instituição para contextualização do atual cenário enfrentado.
Diante dos fatos, se sucedeu o diálogo de possíveis medidas estruturais e estratégicas para a montagem de um plano de ação que contribua no processo rumo à sustentabilidade do hospital, tanto de forma emergencial, quanto a longo prazo.
Cada entidade/instituição, integrante da frente, terá o prazo de 15 dias para se posicionar sobre suas contribuições com o movimento. O plano, posteriormente, será apresentado ao Ministério da Saúde, parlamentares da Bancada Gaúcha, e ao Governo do Rio Grande do Sul. Também será feita a sensibilização da sociedade e lideranças sobre a importância da instituição centenária e o que ela representa para a assistência em saúde e ensino do Estado do Rio Grande do Sul.
A próxima reunião está agendada ainda para este mês.
A Frente é Defesa da Santa Casa é composta “pelo Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers), Sindicato Médico de Rio Grande (Simerg), Direção da Santa Casa de Rio Grande, Conselho Regional de Medicina do Rio Grande do Sul (Cremers), Universidade Federal do Rio Grande (Furg), Prefeitura e Câmara de Vereadores de Rio Grande, Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul (ALRS), 6º GAC do Exército, Secretaria Estadual de Saúde do Rio Grande do Sul (SES/RS), Câmara de Comércio de Rio Grande, Empresa Portos RS/Superintendência dos Portos do RS, OAB-Subseção Rio Grande, e Ministério Público do Rio Grande do Sul (MP-RS)”.