〰️ Na manhã desta segunda-feira, 30, foi realizada, na sala de exposições da Santa Casa do Rio Grande, no Hospital de Cardiologia e Oncologia, uma cerimônia privada para assinatura da renovação da contratualização de prestação de serviços entre Secretaria de Estado da Saúde e Associação de Caridade Santa Casa do Rio Grande, bem como o descerramento da placa oficial dos investimentos do Programa Avançar na Saúde do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, que contemplaram a instituição.
Em primeiro momento foi realizada a assinatura da renovação da contratualização, a qual abrange a execução de 700 internações mensais e 55.254 atendimentos ambulatoriais de média e alta complexidade (que incluem as habilitações federais existentes na instituição), ajusta metas de produção adequadas à série histórica do último ano de atendimentos, corrige a média das AIH ao efetivamente realizado em 2021, e amplia recursos na média complexidade.
Esta renovação também apresenta uma excelente notícia: a habilitação de dois novos ambulatórios de oftalmologia para a cidade do Rio Grande, sendo estes um de oftalmologia geral e um voltado a doenças degenerativas maculares relativas à idade, desta forma, a Santa Casa assume um local de protagonismo na macrorregião Sul e na implantação de ambulatórios do Programa Assistir.
A partir deste novo serviço serão disponibilizadas 480 consultas, todos os exames e procedimentos necessários para um atendimento de excelência aos usuários do SUS e 80 cirurgias de catarata mensais.
Durante a ocasião também ocorreu o descerramento da placa oficial dos investimentos do Programa Avançar na Saúde no qual, já anunciado anteriormente, a instituição foi contemplada nas fases 2 e 3.
Na fase 2 a instituição recebeu o montante de R$2,5 milhões para a aquisição de um tomógrafo e um mamógrafo digitais, que devem chegar dentro do prazo de 180 dias. Esta incorporação de tecnologia fortalecerá a área de diagnóstico da instituição e contribuirá para a redução da fila de espera do Sistema Único de Saúde (SUS).
Além disso, representa grande relevância para qualidade dos serviços prestados e dos diagnósticos precoces e precisos, contribuindo para a melhor aplicação de tratamentos e prognósticos na cura de doenças e incorporando inovação e tecnologia no diagnóstico e tratamento oncológico.
Já na fase 3, a instituição será contemplada com R$15 milhões de investimento para reformas e adequações às normas sanitárias, além de oferecer área física mais confortável e segura a seus pacientes.
Este projeto demonstrará a importância da Santa Casa do Rio Grande para o Sistema Único de Saúde (SUS) do Rio Grande do Sul, sendo um importante passo para o processo de reestruturação da instituição, com os seguintes avanços:
No Hospital de Cardiologia serão executadas reformas no centro cirúrgico, no centro de diagnóstico, no serviço e ambulatório de oncologia e aquisição de um raio x digital.
Já no Hospital Geral será feita a substituição dos pisos das unidades São Lucas II, III e São Camilo, implementações um novo elevador e escada de incêndio, além da aquisição de um raio x digital, duas autoclaves, um grupo gerador e reformas no telhado do centro cirúrgico.
Posterior a cerimônia, a secretária seguiu agenda privada na presidência da instituição onde foi apresentado em dados os aspectos econômico-financeiros do hospital, solicitados auxílios da SES e debatidos possíveis encaminhamentos.
Estiveram presentes no evento autoridades do município do Rio Grande e colaboradores da Secretaria de Estado da Saúde e da Santa Casa do Rio Grande.