A saúde vai além da ausência de doenças, ela está intimamente relacionada ao nosso bem estar, e tão importante quanto cuidar do nosso bem estar físico, é cuidar da nossa saúde mental, esse zelo é a chave para o melhor desempenho em todas as áreas de nossa vida.
Pensando nisso, a Santa Casa do Rio Grande, através de sua Comissão de Humanização, resolveu aderir ao movimento Janeiro Branco, que busca salientar a importância dos cuidados com a saúde mental, assim, integrando pacientes internados e colaboradores acerca da temática.
No fim de janeiro, foi realizada uma atividade direcionada aos pacientes psiquiátricos internados no Hospital Psiquiátrico Vicença Maria da Fontoura Lopes. A ideia foi promover um momento de bem-estar e interação, tornando o ambiente mais acolhedor e trazendo atividades contribuíssem com as evoluções dos tratamentos.
Os pacientes participaram de séries de alongamentos com o fisioterapeuta Léo Barros e puderam dançar ao som de músicas animadas com as equipes, propiciando movimentos ao seus corpos e gerando um momento de descontração e aproximação.
Além disso, a psicóloga da instituição, Josiene Araújo, juntamente com a convidada, psicóloga Tatiane Viana, trouxeram uma contextualização sobre o Janeiro Branco e propuseram duas (2) atividades.
A primeira, foi uma dinâmica com bombons, onde os pacientes ganhavam o doce partilhando uma experiência significativa da vida. A mesma tinha como objetivo propor a interatividade entre os pacientes e as profissionais e, simultaneamente, avaliar o nível de recordação emocional e de resiliência dos mesmos. Durante esta atividade, foram proferidos comentários como o nascimento de um filho, sobre lutar por si e, até mesmo, sobre o evento que estava sendo promovido.
Já a segunda, foi um momento de criatividade, onde eles se sentaram no chão e, juntos, construíram um cartaz com frases sobre o que entendiam da importância da saúde mental e o que estavam sentindo, a fim de refletir acerca do bem-estar psicológico e explorar a relação pessoal, estimulando o trabalho em grupo em um momento de lazer. Nele foram escritas frases sobre empatia, amor pela mãe e por se importar consigo.
Os pacientes também degustaram diversas guloseimas em uma mesa de doces especial, doada com todo carinho pelas psicólogas, como também cachorro-quente e bolo, feitos pelas equipes da cozinha da instituição. Os pacientes e colaboradores também ganharam lembrancinhas com a frase “Quem cuida da mente, cuida da vida!” entregues pelas profissionais da psicologia.
“Entre todo o bem e o mal: priorize a sua saúde mental.”
E aí, o que achou da Campanha Janeiro Branco? Parabéns aos envolvidos! 👏