〰️ Qualificar e padronizar o atendimento da Santa Casa do Rio Grande é um dos principais focos na nova gestão da instituição. Entregar qualidade e humanização na assistência, é um compromisso com a população, que está sendo fortalecido neste momento atual.
Com o passar dos anos, as técnicas, modelos, normas e formatos de assistência foram se renovando a partir de estudos e tecnologias, desta forma, se torna essencial a atualização e capacitação permanente para entrega de qualidade no atendimento.
Em 2021, foi implantado o setor de Desenvolvimento Humano e Organizacional (DHO) que, em conjunto com o Núcleo de Educação Permanente (NEP) vem desenvolvendo um trabalho junto às equipes, de forma multidisciplinar.
Vários treinamentos vêm ocorrendo nas mais diversas áreas, desde o acolhimento à manutenção. Boa parte deles, instruídos por próprios profissionais atuantes na casa, que compartilham sua experiência e estudo.
O primeiro treinamento, organizado pelas equipes do DHO e NEP, foi o WorkShop “Acolhimento espetacular ao paciente”, dirigido aos profissionais que atuam com o atendimento de clientes internos e externos, com objetivo de melhorar o relacionamento humano e proporcionar orientações claras e específicas para acolher os pacientes, familiares e acompanhantes dentro de um ambiente profissional, de respeito, carinho, e altamente acolhedor.
Este workshop vem sendo feito desde setembro e já capacitou mais de 60 profissionais.
Outro treinamento, também organizado pelas equipes, foi o “Seminário de desenvolvimento de gestores”, o qual, como diz o nome, é voltado aos gestores e líderes setoriais da instituição, e tem como objetivo proporcionar aos participantes uma visão esclarecedora da realidade da organização, através do entendimento dos conceitos fundamentais para a alavancagem e crescimento sustentável, além de compartilhar conhecimentos e habilidades para a transformação de chefes em líderes inspiradores juntos aos clientes internos e externos.
Este seminário teve início em outubro e atingiu, até o momento, mais de 30 profissionais.
Além destes, estão ocorrendo os treinamentos do WorkShop “Formação de multiplicadores”, dirigido a profissionais que queiram acolher os novos colaboradores ingressantes na instituição, a fim de, através de seus conhecimentos, auxiliá-los e lapidá-los para seu crescimento e aperfeiçoamento diário dentro da instituição.
Este seminário teve início em novembro e, até o momento, contou com a presença mais de 20 profissionais.
Ainda dentro dos treinamentos, a segurança do trabalho é evidenciada, na capacitação de “NR-32”, a qual é dirigida a todos os trabalhadores da assistência (principalmente a em saúde), visando demonstrar as diretrizes básicas para a implementação de medidas de segurança e saúde no trabalho em serviços de saúde. Neles são trabalhados tópicos como, riscos biológicos, químicos, radiações ionizantes, resíduos, entre outros.
Esta capacitação também iniciou em novembro e já capacitou mais de 45 profissionais.
Mensalmente, o DHO, realiza o planejamento e execução dos mais diversos treinamentos. Os que estão vigentes e ainda estão sendo realizados, foram os citados acima.