Como uma estratégia terapêutica que promove o desenvolvimento da autonomia e socialização dos pacientes de passagem do Hospital Dia, integrante da estrutura do Hospital Psiquiátrico da Santa Casa do Rio Grande, o setor de psicologia tem desenvolvido a “Oficina de Culinária”.

Cuidadosamente organizada, a oficina teve origem na fundação do hospital dia, oriundo do trabalho do antigo setor de terapia ocupacional. Com o passar dos anos, foi sendo adaptada, e hoje é capitaneada pela coordenadora e psicóloga do Hospital Dia, Fátima Regina Gomes.

Assistidos e dirigidos por Fátima, os pacientes produzem doces com alimentos doados ao hospital. Além de fortalecer o espírito coletivo, também contribui na construção da autonomia e perspectiva de vida através do desenvolvimento de talentos, estimulando as capacidades cognitivas, motoras, sociais e perceptivas e colaborando em avanços no tratamento.

Neste fim de ano, a cozinha do hospital foi preenchida por aromas e sabores, de compotas de pêssego, fios de ovos e pudins de clara, preparados carinhosamente pelos pacientes.

Ao fim da atividade, além de levarem seus doces para casa, presentearam as equipes do hospital dos mais diversos setores.

A oficina, anteriormente, era subsidiada por alimentos produzidos em uma horta que existia em uma área verde nos fundos do hospital. Alguns pacientes acompanhavam o chacareiro no plantio e na colheita, dando continuidade no cultivo dos alimentos que eram transformados em refeição por meio da atividade. Nela já foram produzidos queijo, requeijão e, até mesmo, sabonetes. Hoje em dia, funciona a partir de alimentos doados ao hospital.

Legal, né? Parabéns aos pacientes e a equipe do Hospital Dia!

*Entenda: O Hospital Dia é uma modalidade de atendimento diferente de um Hospital Psiquiátrico. Nele, os pacientes que necessitam de um atendimento psicológico/psiquiátrico ficam sob cuidados temporários em turnos de 4h (manhã ou tarde) e retornam aos seus lares no fim do dia.