〰️ Mutirão de consultas oftalmológicas, exames e cirurgias de cataratas, firmado entre Secretaria Estadual da Saúde (SES), Secretaria de Município da Saúde (SMS), Complexo Hospitalar Santa Casa do Rio Grande e Oftalmopampa, foi encerrado com sucesso.
A última cirurgia foi realizada no dia 13 de dezembro e, na quarta-feira (22), o diretor médico da Oftalmopampa, Dr. Marcelo Teixeira, juntamente com o diretor administrativo, Márcio Mello, reuniram-se com a governança e diretoria de operações da instituição para efetuar os alinhamentos do encerramento do mutirão e projeções da implantação definitiva do serviço na Santa Casa do Rio Grande.
Ao todo, foram executadas 316 cirurgias, 1.064 consultas, mais de 12.000 exames, além do diagnóstico de 43 glaucomas e 114 retinopatias, superando os números projetados até dezembro.
A ação, organizada e executada em tempo recorde, visou implementar o serviço na instituição e atender os pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) em lista de espera desde 2017 por consultas oftalmológicas e cirurgias de cataratas.
Os pacientes foram previamente convocados pela Secretaria de Município da Saúde e atendidos ambulatório e bloco cirúrgico do Hospital Geral da Santa Casa do Rio Grande por equipes da Ofatalmopampa e auxiliados por profissionais da instituição.
O mutirão gerou a viabilidade de implantação de um serviço de oftalmologia de média complexidade que estará disponível para comunidade com expectativa de início a partir de janeiro de 2022.