〰️ Acolher, ouvir, encaminhar, responder e promover melhorias, respeitando reivindicações, qualificando processos e prevenindo situações indesejáveis, a fim de propiciar o melhor atendimento de quem necessita usufruir dos serviços da Santa Casa do Rio Grande é o principal objetivo do novo sistema de ouvidoria implantado na instituição no fim do mês de setembro.
Com a premissa de ter um papel ativo e resolutivo, o novo modelo visa atender os pacientes e acompanhantes, auxiliando na identificação de pontos críticos da assistência promovida pelo hospital e sendo um pilar de informações para revisão e melhoria de processos.
O sistema de ouvidoria é o canal de diálogo que recebe manifestações dos usuários, sejam elogios, reclamações, sugestões, denúncias e solicitações. O conteúdo encaminhado ao setor, bem como o tratamento das situações é feito de forma sigilosa, dando a possibilidade da pessoa optar por identificar-se ou não.
Os ambientes de atendimento da saúde, devido a experiência/visão de cada um, tende a ser propício para promoção de conflitos, principalmente por ser um momento sensível da vida das pessoas, desta forma, o Ouvidor é um mediador do diálogo entre todos, agindo de forma estratégica para satisfação dos usuários do serviço (paciente/acompanhante).
O setor de Ouvidoria, neste momento, possui uma estrutura física no Hospital Geral, próxima a recepção principal, e atua de forma presencial, das 8h às 12h e das 13h às 17h, de segunda a sexta, ou através do e-mail ouvidoria@santacasarg.com.br.
▫️ Quem pode utilizar o serviço? pacientes/familiares/acompanhantes;
▫️Quais as manifestações recebidas pelo setor?
▪️Elogios: Demonstração de reconhecimento e satisfação pelo atendimento recebido;
▪️Reclamações: Demonstração de insatisfação pelo atendimento recebido;
▪️Sugestões: Ideias para aprimoramento do atendimento/serviço;
▪️Denúncias: Registro da prática de ato ilícito que dependa da atuação de órgãos de controle (interno ou externo);
▪️Solicitações: Requerimento de providências que dependam da atuação direta da governança da instituição.