Na noite deste domingo, 09, o Complexo Hospitalar Santa Casa do Rio Grande, por meio Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (CIHDOTT) e da Organização de Procura de Órgãos (OPO), executou mais um procedimento de captação e doação.
ㅤㅤ
A cirurgia foi realizada em um paciente masculino de 28 anos que, em decorrência de traumatismo cranioencefálico grave, teve diagnóstico de morte encefálica.
ㅤㅤ
Uma equipe da Santa Casa de Porto Alegre, em conjunto com a equipes da Santa Casa do Rio Grande (CIHDOTT, OPO, Bloco Cirúrgico e UTI Geral), foram responsáveis pelo procedimento de retirada do fígado, rins e córneas do paciente.
ㅤㅤ
Os órgãos foram destinados a receptores ativos da fila de espera da Central de Transplantes e as córneas para o Banco de Olhos de Pelotas.
Registra-se um agradecimento ao Laboratório Antonello (Pelotas) que, de forma atenciosa, realizou a coleta RT-PCR do paciente durante o sábado à noite, de forma gratuita.
ㅤㅤ
〰️ A doação de órgãos é uma das maiores demonstrações de cuidado com o próximo. É conceder a chance de uma nova vida a alguém que necessita. Mesmo a grandiosidade do procedimento, a negativa familiar segue sendo um dos principais motivos da redução do mesmo.
ㅤㅤ
Como resultado deste gesto, pelo menos três pessoas foram beneficiadas. Se você tem interesse em ser doador, o momento de avisar sua família é agora, eles que falarão por você quando for o momento.
ㅤㅤㅤ
Dizer sim a doação de órgãos é dizer sim para a vida.