O Complexo Hospitalar Santa Casa do Rio Grande, por meio do Serviço de Educação Continuada, promoveu, durante os dias 24, 25 e 26, um treinamento presencial, prestado pelo Centro de Treinamento Emergency Training Center (CTEMER), sobre o acesso a via aérea e prona no paciente Sars-Cov2.
As aulas foram ministradas pela médica intensivista, Carine Pieniz Coiro (CRM- 40144) e pelo enfermeiro, Marcelo Matos Coiro (COREN-RS-469759) para cerca de 100 colaboradores atuantes em áreas de emergência e prestadores de assistência a pacientes suspeitos e/ou confirmados acometidos pelo novo coronavírus, no auditório do Hospital de Cardiologia e Oncologia.
Foi realizada uma imersão teórico-prática, com oficinas e simulados, tendo como objetivo atualizar e preparar o profissional para acessar a via aérea de um paciente com COVID-19 de uma forma segura em situação de emergência.
Dentre os assuntos apresentados estavam: anatomia, fisiologia, avaliação e abordagem da via áerea, técnica de sequência rápida, fármacos e prática de acesso da via aérea, paramentação e desparamentação da equipe de emergência, além da fisiologia da Síndrome do Desconforto Respiratório Agudo (SDRA) e indicação e execução da posição de PRONA.
A atividade integra um dos investimentos em Recursos Humanos, propiciados pela administração, direção e direção técnica do Complexo, que tem como intuito, aperfeiçoar as técnicas profissionais dos colaboradores, nas melhores práticas e estratégias do manejo com os pacientes.
Com a carga horária de quatro (4) horas, todos os participantes receberam certificação emitida pelo Centro de Treinamento Emergency Training Center (CTEMER) com apoio da Associação Brasileira de Medicina de Urgência e Emergência (ABRAMURGEM).