Na noite dessa terça-feira (07), o Complexo Hospitalar Santa Casa do Rio Grande fez o recebimento da compra dos bloqueadores neuromusculares, em falta desde a última sexta-feira (03).

O fármaco, adquirido na cidade de Montevideo, no Uruguai, diretamente do laboratória Libra S.A, teve um investimento de R$77.434,00 (setenta e sete mil quatrocentos e trinta e quatro reais) de recursos próprios do hospital. Ao todo, são 2.100 ampolas que devem durar, aproximadamente, de 7 a 10 dias.

A realização do feito, diante da dificuldade de encontrar estes medicamentos em âmbito nacional, deve-se a uma ação conjunta entre a administração/direção da Santa Casa, junto ao Governo Uruguaio, secretária de Relações Federativas do RS, Ana Amélia Lemos, Embaixada Brasileira, Exércitos Militares (Brasil e Uruguai), e superintendente dos Portos do Rio Grande do Sul, Fernando Estima.

A medicação será distribuída conforme a necessidade dos internados nas Unidades de Terapia Intensiva (UTI) do complexo. Ele é utilizado em pacientes que necessitam de ventilação mecânica, intubados em cirurgia e, no cenário atual, principalmente, nos pacientes COVID-19 que demandam de intubação (alto consumo).

A administração/direção do Complexo Hospitalar Santa Casa do Rio Grande agradece o empenho de todos para que isso se tornasse possível, diretamente ou indiretamente. É um cenário de atenção e que assola todo o país mas, com a união de esforços, iremos passar. Juntos.

________________

Por: Gislaine Rodrigues (Assessoria de comunicação – Santa Casa do Rio Grande)