Outras duas doenças que podem surgir durante o período de inverno são a rinite e a sinusite. Apesar da possibilidade de acontecerem em outras épocas do ano, a alteração nos fatores climáticos e afluência de vírus e bactérias auxiliam no aparecimento destas enfermidades.
A rinite é caracterizada por uma inflamação nas mucosas do nariz, que pode acontecer de forma crônica (com durabilidade de até três meses) ou aguda (com durabilidade de 7 a 10 dias). Ela é acarretada por infecções virais e/ou por processos alérgicos, e seus principais sintomas são a coriza, espirros constantes, nariz entupido e coceira no nariz, olhos, céu da boca e garganta. A evolução para cura deve-se a descoberta do alérgeno e suas formas de combate, seja com o uso de medicamentos, da imunoterapia, ou até mesmo na higienização dos ambientes.
Já a sinusite é representada pela inflamação nas mucosas dos seios da face (cavidades ósseas ao redor do nariz, maçãs do rosto e olhos), provocada por bactérias, vírus, fungos e/ou em decorrência de alergias, podendo também ser enquadrada como crônica (com durabilidade superior a 12 semanas) ou aguda (com durabilidade inferior a 12 semanas). Seus principais sintomas são tosse, dor de garganta, congestão nasal, dor de ouvido, febre e dor de cabeça e sua cura ocorre através de uso de medicamentos e mudanças de hábitos (andar agasalhado, higienizar as mãos, consumir água, etc).
________________
Por: Gislaine Rodrigues (Assessoria de comunicação – Santa Casa do Rio Grande)
Deixe seu comentário