Prezados,
ㅤㅤ
A administração, direção e direção técnica do Complexo Hospitalar Santa Casa do Rio Grande, vem por meio deste realizar um esclarecimento oficial perante o cenário de desabastecimento dos medicamentos sedativos, bloqueadores neuromusculares e, consequentemente, o cancelamento de cirurgias eletivas e hospitalizações nas Unidades de Terapia Intensiva (UTI).
Na última sexta-feira (03) o hospital emitiu um ofício (Nº 197/2020), relatando a situação da escassez dos fármacos e a indisponibilidade de internações na UTI, embasados na nota informativa (03/07/2020) do Centro de Operações de Emergência (COE) do Estado do Rio Grande do Sul, que determinou a racionalização do uso dos estoques da medicação diante de tal cenário.
Felizmente, por meio da união de esforços – principalmente entre hospitais , a busca por uma solução da situação persistiu durante o final de semana. Na noite de sábado (04), obtivemos o empréstimo de uma quantidade dos medicamentos, que contribuirá nos atendimentos, no mínimo, até a metade da semana. Esta concessão foi oriunda do Hospital Universitário Dr. Miguel Riet Corrêa Jr. da Universidade Federal do Rio Grande (HU-Furg/Ebserh) e alguns hospitais da região.
A falta desta medicação, utilizada nos processos de intubação e sedação dos pacientes, não é atribuída apenas à Santa Casa do Rio Grande, é um problema de âmbito nacional, tendo em vista o alto consumo por parte dos pacientes portadores da COVID-19 e seu tempo de internação, o que reflete diretamente nas outras unidades e procedimentos cirúrgicos.
Atualmente, todos os leitos de UTI do Complexo Hospitalar Santa Casa do Rio Grande (Cardiológica, geral e COVID-19) estão com lotação 100%, por isso a preocupação na rápida obtenção destes medicamentos.
A administração do hospital está encaminhando uma compra no exterior, com expectativa de chegada a partir da terça-feira (7), contudo, há uma dificuldade em encontrar os insumos – ou por falta da medicação no mercado ou pela não garantia em prazos de entrega. Todos os hospitais do Brasil estão no mesmo cenário, por isso não foi possível fazer uma compra em grande quantidade, foi feito o máximo possível.
Ainda assim, apesar do aumento de internações na enfermaria clínica, assegurada exclusivamente aos pacientes suspeitos e/ou confirmados do novo coronavírus, até o presente momento, há disponibilidade de leitos e, a expectativa é de que ainda neste mês (julho), seja aberta uma nova UTI para o atendimento dos casos. O hospital está preparado para o recebimento de pacientes.
Conforme a desocupação de leitos, serão feitas novas internações. Caso haja permanência na lotação, todo o paciente que necessitar de internação deverá ser devidamente cadastrado no Gerenciamento de Internações (GERINT).
Apesar do desfavorável cenário, este não é um momento para ser atribuído a política e autopromoção de pessoas, nós precisamos de união. Nossos pacientes e comunidade necessitam de um atendimento digno e estamos fazendo o melhor que podemos.
Certos de vossa compreensão, agradecemos.
Atenciosamente,
Administração / Direção / Direção Técnica