Prezados,

O Complexo Hospitalar Santa Casa do Rio Grande vem por meio deste esclarecer que não há óbitos da COVID-19 em nosso hospital.

Existe um áudio circulando em redes sociais de que ontem (29), dois pacientes, internados na UTI COVID-19, localizada no Hospital de Cardiologia e Oncologia da Santa Casa do Rio Grande, foram a óbito com confirmação da contaminação pelo novo coronavírus.

A administração/direção/direção técnica do hospital esclarece que os pacientes em questão chegaram ao Pronto Socorro da instituição durante o dia de ontem (29) com falta de ar e possuíam comorbidades. Como de protocolo, foram encaminhados a UTI COVID-19 por se enquadrarem como SUSPEITOS. Foram coletados os exames, que aguardamos os resultados. Entretanto, o quadro evoluiu no período da noite e ambos foram a óbito.

Nessa época do ano, é da rotina hospitalar o atendimento das diversas enfermidades por infecções/insuficiência respiratória, todavia, pelo cenário de pandemia, todos os pacientes que procuram o serviço com essas características, automaticamente são enquadrados como possíveis suspeitos e internados imediatamente para que seja feita a testagem.

Todos os casos internados em nosso complexo hospitalar até esta quinta-feira (30), 19h, são SUSPEITOS. Não há nenhuma confirmação de pacientes positivos para COVID-19. Desta forma, aguardamos resultados.

Nós, como instituição prestadora de serviços temos como papel social a transparência e honestidade com a sociedade, bem como a preocupação com a segurança de todos os nossos pacientes, visitantes e colaboradores. O hospital tem o maior interesse em tranquilizar a população e manter-se vigilante com as informações. Nós temos o dever de informá-los caso ocorra alguma situação fora da normalidade, não há motivo algum para esconder os casos.

Registramos oficialmente que o áudio circulado é uma NOTÍCIA FALSA e cordialmente solicitamos que aos que tenham acesso a essa nota oficial repliquem. Confiem nas fontes oficiais, nos dias atuais as fake news são um artifício para causar pânico, e em nosso cenário tão delicado, é totalmente inadmissível.

Certos de vossa compreensão, agradecemos.

Atenciosamente,

Administração / Direção / Direção Técnica

Complexo Hospitalar Santa Casa do Rio Grande

Por: Gislaine Rodrigues (Assessoria de Comunicação – Santa Casa do Rio Grande)