Sabia que pequenas atitudes podem auxiliar significativamente na contenção do contágio da COVID-19? Como ainda não existe uma vacina que nos proteja do vírus, nós separamos algumas dicas de prevenção que são eficazes e que podem colaborar muito durante esse período de pandemia.

Como dito anteriormente, o vírus se propaga através do contato de uma pessoa infectada para outra ou de superfícies contaminadas, por isso, evite aglomerações, contato físico (abraços, beijos e apertos de mãos), saídas desnecessárias, compartilhar objetos pessoais (talheres, toalhas, etc) e, tocar os olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.

Falando nisso, higienize frequentemente suas mãos até a altura dos punhos, com água e sabão, ou com álcool gel 70%, bem como os ambientes e itens pessoais (celular, chaves, etc).

Outra dica é manter os ambientes limpos e ventilados e, ao tossir ou espirrar, cubra seu nariz e boca com lenço ou com o antebraço.

Se realmente for preciso sair, utilize máscaras de proteção, luvas, mantenha um distanciamento de cerca de 2 metros de cada indivíduo e, faça tudo o mais rápido possível, tomando cuidado ao manusear as coisas. Lembre-se que muitos não possuem o privilégio de ficar em casa, então tenha consciência social.

Em caso de sintomas, procure orientações e siga as recomendações para não causar outras contaminações. Isso tudo vai passar e logo poderemos dar as mãos novamente, entretanto, nesse momento, precisamos fazer nossa parte.

Obs: Máscaras de tecido são suficiente para essas saídas rápidas, é importante deixar as máscaras cirúrgicas ou a N95 para os profissionais da saúde, que estão na linha de frente contra a pandemia.

 

_________________
Por: Gislaine Rodrigues (Assessoria de Comunicação – Santa Casa do Rio Grande)
Deixe seu comentário