Repasses

Em reunião ocorrida na última quarta-feira (24), no Palácio Piratini em Porto Alegre, o Governo do Estado, Prefeitura de Rio Grande e a administração do Complexo Santa Casa, discutiram os repasses financeiros para o hospital em 2018. O encontro, mediado pelo secretário-chefe da Casa Civil, Fábio Branco, contou com a presença do administrador do Complexo Santa Casa, Régis Silva.

Segundo o diretor adjunto do Departamento de Assistência Hospitalar e Ambulatorial da Secretaria Estadual de Saúde (Daha/SES), Rogério Sele da Silva, nos últimos anos a Santa Casa de Rio Grande não conseguiu cumprir os atendimentos que haviam sido contratualizados e pagos antecipadamente com recursos do Ministério da Saúde. Isso ocasionou a redução gradual no valor dos repasses, que em 2016 foram de R$ 73 milhões e em 2017 somaram R$ 59 milhões.

Em 2018, em razão de nova redução no número de atendimentos no ano anterior, a previsão era de que os repasses ficassem na casa dos R$ 46,5 milhões. A administração da Santa Casa, no entanto, solicitou ao governo do Estado a manutenção do valor contratado em 2017, que foi de R$ 59 milhões. A argumentação do administrador do Complexo, Régis Silva, que assumiu o comando da instituição há pouco menos de um ano, é de que foi dado início a um processo de profissionalização da gestão, com a melhoria dos indicadores de atendimento à população nos últimos meses.

Régis falou sobre a importante reunião realizada e sobre as demandas pautadas no encontro: “Nós pedimos ao governo do Estado um voto de confiança nesta nova gestão que tem como premissa buscar o equilíbrio das contas do Hospital. Reduzir o contrato da Santa Casa não penaliza somente o financeiro, mas sim o atendimento. Agradecemos muito a sensibilidade do governo em apoiar o projeto de reconstrução de gestão e assistência do Hospital.”

O secretário-chefe da Casa Civil, Fábio de Oliveira Branco, também explicou que o governo do Estado vem tomando uma série de medidas administrativas e legislativas para reduzir despesas e melhorar o fluxo de caixa. Isso permitirá que o valor dos incentivos estaduais, que hoje tem sido quitado com atrasos, possa ser pago na data correta.

Além do administrador do hospital, Régis Silva, participaram do encontro o secretário-chefe da Casa Civil, Fábio Branco, o diretor adjunto do Departamento de Assistência Hospitalar e Ambulatorial da Secretaria Estadual de Saúde (Daha/SES), Rogério Sele da Silva, o coordenador regional de Saúde, Gabriel Andina, o secretário municipal de Saúde, Maicon Lemos, o 1º vice-presidente da Santa Casa, Ruben Bonato, o diretor técnico do hospital, Evandro Oss, o supervisor de Faturamento, Ângelo Nunes, e as advogadas Acácia Wakasugi e Sheila Greff.

Uma nova reunião técnica para discutir o valor dos repasses para a Santa Casa de Rio Grande em 2018 deve ocorrer na próxima segunda-feira, na Secretaria Estadual de Saúde.

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO – COMPLEXO SANTA CASA DO RIO GRANDE
Texto e Fotos: Guilherme Rajão